27 de maio de 2009

60 dúvidas do casal

Dúvidas sobre casamento!

1210692-7703-ga Todos os preparativos de um casamento geram muitas dúvidas nos noivos. É difícil se decidir pelo tipo de festa, qual comida servir, onde fazer a cerimônia, que vestido usar, qual a melhor forma de convidar as pessoas, que lembrancinha oferecer, como fazer a lista de presentes, se é possível pedir dinheiro e que tipo de maquiagem e cabelo fazer. Essas são algumas poucas coisas que passam pela cabeça do casal.

Os convidados também ficam sem saber como agir em determinadas situações. Por exemplo, só é possível dar um presente que esteja na lista pedida?

Não, pelo contrário, a lista é só sugestão. E qual roupa usar se for a madrinha?
Para responder várias questões sobre a data, o portal Terra publicou uma matéria onde especialistas de várias áreas, responderam 60 perguntas sobre o assunto.

Vou sintetizar aqui para vocês os pontos que acho mais importantes a quem se prepara para "viver feliz para sempre" ou "apenas enquanto durar".

Então vamos começar....

O que vestir num casamento?

1. Posso exigir certo tipo de roupa dos convidados, colocando traje no convite? Por exemplo, posso pedir que os convidados usem chapéu ou exigir que os homens vistam fraque?

Sim, pois quem convida é quem dá o tom da festa, seja ela de casamento, aniversário, jantar ou qualquer outro evento. É importante informar o convidado sobre o traje para evitar constrangimentos para ele. A maneira mais comum de fazer isso é usar as expressões conhecidas tais como – Traje Formal, Social, Passeio Completo, Informal….

2. A noiva pode escolher a cor da roupa das madrinhas?
Não. O limite é determinar o estilo da roupa, se longo ou se os curtos também serão permitidos, devido ao estilo da cerimônia. "Você convida amigos e pessoas queridas e não porque elas farão parte de uma cartela de cores no altar".

3. As madrinhas devem conversar para não repetir cor de vestido no altar ou vale a coincidência?
Essa é uma das questões que caíram em desuso pois existem uma infinidade de tons de uma mesma cor então isso não é o mais importante mas se isso for realmente um problema para a noiva, ela pode promover uma pequena reunião entre as madrinhas para que elas conversem sobre suas escolhas, mas tudo de maneira bem informal.

4. Madrinha pode usar vestido preto no altar?
A receita mais fácil é esquecer a cor e escolher outra entre as centenas de tonalidades que devem favorecer seu tom de pele. Eu, particularmente acho que madrinha não deve usar preto ou branco, mas como foi dito na matéria não é nenhum pecado mortal se acontecer.

5. O branco é totalmente proibido para as convidadas ou há exceção?
Aqui vale o mesmo raciocínio do vestido preto no altar. Com tantas opções, por que vestir uma roupa no mesmo tom da noiva?  A convidada deve fazer uso do bom senso e por questão de delicadeza não deverá ir com um vestido que ela tenha certeza de ser da cor do vestido da noiva.  Como cerimonialista aconselho as madrinhas e convidadas a não usar branco.

6. Não quero usar vestido de noiva, mas vou me casar na igreja. O que posso usar no lugar? Pode ser vestido colorido?
Em Roma, aja como os romanos. Se a escolha for casar na igreja, seja lá qual for a religião, o vestido não precisa ser branco, mas deve ser em um tom claro. "Minha sugestão é usar um vestido claro, que vá do branco ao bege, afinal de contas você está passando pelo ritual", diz a estilista. Alba Noschese, que já desenhou vestido lavanda e, numa outra ocasião, uma capa verde claro que foi usada sobre o vestido branco.

7. Vou me casar no campo durante o dia. Como deve ser o meu vestido?
A estilista Emannuelle Junqueira recomenda um modelo leve, de acordo com a personalidade da noiva e sem brilho.  Dependendo do horário,  eu acho que um pouco de brilho também fica legal….mas sem exageros!

8. Devo trocar de roupa durante a festa, colocando outro vestido? Se sim, como deve ser essa roupa?
Isso acontecia no passado quando os vestidos, volumosos e desconfortáveis, limitavam os movimentos e a aproximação aos convidados. Pode-se trocar de vestido, mas não é obrigação. Já que se trata de uma roupa escolhida com carinho para um momento especial, por que não aproveitá-la o máximo possível? Basta escolher um modelo confortável que permita desfrutar inclusive de bons momentos na pista de dança.  Está-se usando agora o 2 em 1…..é um vestido que tem uma parte removível e que você pode tirar na hora da festa. Existem modelos disponíveis que vou postar aqui para vocês em outro post.

9. Os chinelos que alguns noivos dão aos convidados podem ser usados ou é feio ficar sem as sandálias originais?
Melhor levá-las de lembrança. Mas se você não aguentar, em minha opinião pode usá-las . Por mais que a etiqueta diga não, elas se tornam irresistíveis de usar e ficar bem à vontade na hora da dança.

10. Ainda é costume cortar a gravata para pedir dinheiro?
Provavelmente será difícil impedir amigos determinados a executar a brincadeira, mas saiba que os convidados podem se sentir constrangidos, além de não ser muito elegante. (Em quase todos os casamentos que presenciei houve a brincadeira.)

11. O noivo precisa casar de fraque? Se não, qual a melhor roupa ele?
Para o estilista Ricardo Almeida, a roupa deve estar de acordo com o tipo de casamento, hora, local e, principalmente, estilo dos noivos. O fraque é usado em cerimônias muito formais. "O mais usado é o terno (blazer, calça e colete) no tom cinza chumbo mesclado. É a opção mais moderna e segura, além de permitir que o noivo continue a usar as peças no dia-a-dia. O que irá diferenciá-lo dos demais convidados são os acessórios, como a gravata ou a flor na lapela."

12. Não sei como será a festa, posso ligar para pedir indicação de que roupa ir?
O estilo dos noivos, o tipo do convite, horário e local da festa já são indicativos importantes de como deverá ser a roupa. Mas não é pecado mortal ligar para perguntar. Apenas não telefone para a noiva, a não ser que ela seja uma de suas melhores amigas. Procure coletar informações com alguém com quem mantenha relações mais próximas e também vá ao casamento.

13. Mulher pode ir a casamento de calça comprida?
Pode, diz Emannuelle Junqueira. "Se for um smoking feminino fica muito chique, mas cuidado, sempre dê preferência às saias. Fica mais feminino."  Eu particularmente acho mais elegante que elas usem vestidos.

14. Homem pode ir a casamento sem terno e gravata?
Depende, mas é arriscado. "Se o casamento for numa praia, de dia, com clima descontraído, não há nenhum problema", afirma Ricardo Almeida. Nesse caso, ele recomenda uma calça clara, com blazer e uma bata, em vez de camisa convencional. Se o casamento for na cidade, sempre use gravata.

15. Se eu chegar ao casamento e outra convidada estiver com vestido igual ao meu, como devo agir?
Não há mistério: "Levar numa boa e tirar uma foto pra dar boas risadas depois", aconselha Emannuelle.

barrac65j5odj-1 

Crétidos -  Matéria publicada no Portal Terra/Mulher  – www.terra.com.br Matéria feita por Michelle Achkar. Algumas respostas são de Alba Noschese, estilista de noivas, consultora e autora do livro Casamento Prêt-à-Porter dos estilistas Emannuelle Junqueira e Ricardo Almeida e algumas minhas mesmo Mônica Zambon.

barrac65j5odj-1

Aguardem o próximo post com mais dúvidas.

17 de maio de 2009

O papel da cerimonialista

CERIMONIALISTA – A FADA MADRINHA DOS NOIVOS.

Certamente você se lembra das belas estórias de contos de fadas infantis onde a Fada Madrinha cuidava de seus protegidos, realizava todos os desejos e garantia o tão esperado final feliz.

Esse é exatamente o papel da cerimonialista de casamento: realizar sonhos e fazer de tudo para que este dia seja lembrado como "perfeito e especial" pelos casais, familiares e convidados.

provisória-1 (2) (2)

Opção 1:

A cerimonialista podeser contratada desde o início do planejamento do casamento, quando a profissional dará indicações e ajudará o casal a escolher os melhores fornecedores dentro do seu orçamento e dentro daquilo que querem para o casamento.

Neste caso, a assessora acompanha tudo, passo a passo, e acaba se tornando mais do que uma profissional e passa a ser uma conselheira e amiga do casal, só terminando seu trabalho ao final da festa.

Este tipo de serviço é ideal (e a salvação!) para os casais que não sabem por onde começarem, ou então para aqueles que não tem tempo de correr atrás de tudo sozinhos.

Opção 2:

Existe ainda a possibilidade de contratar uma cerimonialista para cuidar de todo planejamento somente no dia do casamento. Neste caso, os noivos cuidam de todo o planejamento prévio e a cerimonialista fica responsável para que tudo funcione perfeitamente no grande dia, coordenando todos os fornecedores, cuidando das montagens, e coordenando todo o cerimonial da festa e da igreja.

A empatia entre o casal e a cerimonialista é fundamental, afinal é ela que vai ser seus olhos durante todo o tempo, ela quem vai estar ao lado da noiva antes da porta da igreja se abrir, ela quem vai garantir que o casal se divirta, quem vai adivinhar se o casal está com fome mas não quer parar de dançar, enfim ... ela que será a "Fada Madrinha", o Anjo da Guarda...

…..quase invisível para os outros, mas essencial para o casal.
Mirian & Junior3 Mirian & Junior5

Contratar este tipo de serviço vai evitar stress desnecessários para o casal e para todos os envolvidos no casamento.

16 de maio de 2009

O significado das Flores

Cada flor tem uma cor, um perfume e um significado especiais. De acordo com as flores que você oferece, está dando um recado à pessoa que as recebe. Antes de comprar, plantar ou dar uma flor, saiba um pouco sobre o que ela significa.

us014_jg6fRb8BYpo1

  • Acácia amarela - amor secreto
  • Acácia branca ou rosada - constância , elegância
  • Anêmona - É uma flor pequena e triste, que significa abandono.
  • Amor perfeito - meditação, recordações, reflexão
  • Azaléia branca - romance
  • Azaléia rosada - amor à natureza
  • Camélia branca - beleza perfeita
  • Camélia rosada - grandeza da alma
  • Camélia vermelha - reconhecimento
  • Campainha - Resistente, significa perseverança.
  • Cravo amarelo - desdém
  • Cravo branco - amor ardente, ingenuidade, talento
  • Cravo rosado - preferência
  • Cravo vermelho - amor vivo
  • Crisântemo amarelo - amor frágil
  • Crisântemo branco - verdade
  • Crisântemo vermelho - "eu amo" , estar apaixonado
  • Clematite - Beleza espiritual
  • Centáurea - Sensibilidade.
  • Coroa-imperial - Majestade e poder.
  • Dália amarela - união recíproca
  • Dália rosada - delicadeza
  • Dália vermelha - olhos abrasadores
  • Dedaleira - Falsidade
  • Dente-de-leão - Oráculo.
  • Flor-de-lis - Usada com símbolo dos reis franceses, significa mensagem
  • Flox - Significa harmonia
  • Genciana - Injustiça
  • Gerânio - Depende da cor:
    Escuro - tristeza
    Rosa - preferência
    Vermelho - consolo
  • Girassol - dignidade, glória, paixão
  • Hortência - frieza, indiferença
  • Jacinto - Tristeza profunda
  • Jasmim - amor, beleza delicada, graça
    Amarelo - elegância e bondade
    Branco - amabilidade
  • Lavanda - Desconfiança
  • Lírio - casamento, doçura, inocência, majestade, pureza
  • Lírio-do-vale - Volta da felicidade
  • Malva Rosa - esta flor inglesa significa ambição feminina
  • Madressilva - Delicadeza
  • Magnólia - amor à natureza, simpatia
  • Margarida - inocência, virgindade
  • Miosótis - amor sincero, fidelidade
  • Narciso - egoísmo, introvérsia, vaidade
  • Nenúfar - Significa coração puro
  • Papoula - fertilidade, ressurreição, sonho, estravagância
  • Peônia - Timidez.
  • Prímula- Juventude
  • Orquídea - beleza, luxúria, perfeição, pureza espiritual., beleza feminina
  • Sempre-viva - eternidade, imortalidade, permanência
  • Tulipa amarela - amor sem esperança
  • Tulipa vermelha - declaração de amor
  • Violeta - lealdade, modéstia.

Significados das cores das Rosas:

stat600

As rosas representam o amor, mas suas cores possuem significados especiais:

  • Rosa Vermelha - amor, paixão
  • Rosa Amarela - felicidade, amizade
  • Rosa Rosa - amizade, carinho
  • Rosa Chá - respeito, admiração
  • Rosa Branca - pureza, paz
  • Rosa Laranja - fascínio, encanto
  • Rosa Champagne - admiração, reverência

 

ESCOLHA AS FLORES

FLORES DA ESTAÇÃO

A maioria das flores mais usadas em eventos são encontradas praticamente o ano inteiro, mas se a flor escolhida não for a que se colhe em determinada estação, o que ocorre é que você a encontrará por preços bem mais altos. Então o ideal é escolher as flores em sua época de colheita para não onerar no orçamento para esse fim.

 vestido-de-noiva-e-cartola-729409

JANEIRO: Antúrio, áster, boca-de-leão, cáspia, catléia (orquídea), cravina, lisiantus, orquídea.

FEVEREIRO: Angélica, áster, cáspia, gladíolo, orquídeas.

MARÇO: Angélica, áster, cáspia, catléia, margarida, orquídeas.

ABRIL: Angélica, gipsufila (mosquitinho), gladíolo, strelitzia.

MAIO: Áster, cravina, cravo, crisântemo, cymbidium, gipsufila, gladíolo, rosa, strelitzia, tango, tulipa.

JUNHO: Angélica, cymbidium, strelitzia, tulipa.

JULHO: Angélica, cymbidium, goivo, tulipa.

AGOSTO: Copo-de-leite, girassol, goivo, íris, oncidium, tulipa.

SETEMBRO: Copo-de-leite, estátice, frésia, girassol, goivo, íris, oncidium, tulipa.

OUTUBRO: Agapanto, áster, copo de leite, dália, estátice, frésia, gladíolo, girassol, lírio branco, tango, tulipa.

NOVEMBRO: Antúrio, áster, boca de leão, cáspia, copo-de-leite, crisântemo, dália, gérbera, gipsufila, girassol, lírio branco, lisiantus, rosa, tango.

DEZEMBRO: Antúrio, áster, boca de leão, cáspia, cravina, crisântemo, dália, gérbera, gipsufila, girassol, lírio branco, lisiantus, rosa, tango.

Conheça as flores mencionadas no Slide.

 

Outras opções:

Março a Setembro - Delphinium (Delfino):

Maio a Setembro - Narcissus (Narciso)

Maio a Junho – Ornithogalum

Maio a Outubro – Tulipa

Maio a Julho – Cymbidium

 

FlORES MAIS CARAS:

Orquídea

Tulipa

Copo-de-leite

Lírio

Gardênia

Hortência

Gérbera

 

FLORES MAIS BARATAS:

Crisântemo

Margarida

Mini-margarida

Cravina

Gladíolo

Girassol

FLORES MAIS PERFUMADAS:

Jasmim

Lírio branco

Gardênia

Frésia

Lavanda

Narciso

Flor de laranjeira

Conheça:

13 de maio de 2009

CURIOSIDADES E TRADIÇÃO

Histórias e curiosidades sobre o casamento

grinalda

Não há como negar que o casamento, tanto para a mulher como para o homem, é um marco muito importante, especialmente se for o tradicional, realizado na Igreja. O casamento é um acordo onde os noivos assumem suas obrigações, conforme determina a sociedade e suas leis civis. A mulher busca o príncipe encantado, o marido perfeito, o par ideal. O homem, por sua vez, procura uma mulher encantadora, inteligente e sincera.

Você já considerou que casar significa entrar no destino de uma outra pessoa? Que a vida em comum faz com que os atos marquem totalmente o parceiro pelo resto da vida? A verdadeira alma do casamento é aceitá-lo como ele é, verdadeiramente. Conheça algumas histórias e curiosidades desta cerimônia, e lembre-se: o casamento é uma bênção.

Mês e arroz


• Mês
Um ditado japonês ensina que as noivas devem se casar em junho (june bridal)para que a união perdure por muitos anos. No Brasil, o mês preferido também é maio, provavelmente, pela referência de Maya, Maria, mãe.
money • Arroz  - O símbolo da fartura
Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal (os grãos simbolizam a fertilidade).

A tradição de se jogar arroz nos noivos, surgiu após o casamento da filha de um poderoso e rico Mandarim, que ordenou aos seus súditos que realizassem uma verdadeira "Chuva de Arroz" à saída da cerimônia.

Deste então esta tradição existe para expressar o desejo dos convidados por uma vida plena e farta aos noivos.


Aliança e vestido de noiva

 


• Aliança
aliancas_1198112307_jeffbelmonte_flickr_2005

O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar. No plano esotérico, possui poderes mágicos. É o protetor simbólico da união. Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o dom de outrem como um tesouro exclusivo.

Representa fidelidade e a unidade perfeita, sem começo e sem fim.

  
• Vestido de noiva
casamento5

Você sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória? Ela lançou a moda que permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza. Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.

 
Buquê e grinalda

 


• Buquê

valentines_dayO buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho. Confeccione dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar.


• Grinalda

img
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.


• Véu

VÉU
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa.


• Peça azul

liga
Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. Recomenda-se também "usar o véu, uma jóia e até mesmo o vestido" de uma esposa que foi bem-sucedida em seu casamento (avó, mãe etc).

  • Beijo - Beijar a alma
  • kiss

Muitas culturas tem o beijo ao fim da cerimônia como uma representação do compartilhamento das almas entre marido e mulher.


Tradições


• Noiva do lado esquerdo do noivo
Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.


• O noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento
É uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos), ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro.


• Noivo carrega a noiva no colo
Este costume é oriental. Acredita-se que os gênios ruins (que atacam apenas as mulheres) ficam a espera da noiva na porta do quarto nupcial. O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela "pise" em algo ruim.


Gotas de mel


• Lua-de-mel
A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.


Oração de proteção no casamento


O círculo é uma das maiores defesas do Universo, pois, no momento da oração, uma qualidade angélica preenche o espaço protetor limpando os miasmas negativos do espaço ou pensamento. (Para maior efeito, rezar 3 vezes esta oração)


"Eu sou um círculo mágico de proteção ao meu redor, que é invencível. Repele todo elemento perturbador e todo o perigo que tentar penetrar para me prejudicar. Eu sou a perfeição em meu mundo, que é auto-sustentada.
Eu e meu companheiro(a) somos a fé em Todo-Poderoso.
Nós somos um círculo repleto da Chama da Paz. Nós somos a Paz. Neste momento preencho este círculo com as chamas de cura, com saúde e vitalidade plenamente manifestadas. Amém."


Etiqueta


Como toda grande tradição, o casamento também tem uma série de regras (o protocolo) que devem ser seguidas independentemente do tipo de casamento que se vá fazer. São regras simples e não pedem nenhum esforço extra nem dos noivos nem dos convidados.


• Chegada à igreja
O noivo sempre chegará antes da noiva, com uma diferença de pelo menos meia hora. Tanto ele quanto ela devem entrar na igreja em cortejo, ele de braço dado com sua mãe ou madrinha, ela, com seu pai ou padrinho.
A noiva não deve se atrasar, hoje em dia o atraso significa falta de respeito tanto aos convidados e  às noivas que vão se casar na sequência. Ao entrar, ela deve se posicionar ao lado esquerdo do noivo. Esta tradição remonta à época em que os homens levavam a arma do lado direito, e, desta forma, tinham mais liberdade de movimento.


• Dentro da igreja
Os convidados da noiva ficarão do lado esquerdo da igreja, atrás da noiva, enquanto os do noivo ficarão à direita, atrás dele. Os primeiros bancos são destinados aos familiares mais diretos. No primeiro banco devem estar os pais, avós e padrinhos de batismo. No segundo, outros parentes próximos e as testemunhas. Os outros convidados podem se sentar onde desejarem.


• Na festa ou banquete
O fato de os noivos chegarem antes ou depois dos convidados não é considerado um detalhe importante. O importante é que haja alguém da família para recepcionar as pessoas que forem chegando.
Dentro do salão, as mesas devem estar dispostas de forma circular, para facilitar o fluxo dos recém-casados entre elas. Os pais devem se sentar em mesas próximas à destinada ao novo casal.

Por Monica Buonfilglio

Fonte – Terra Mulher

E-mail: monizmachado@gmail.com

Custos do casamento civil

img_religioso

Mudanças de Nome

A mulher, por ocasião do casamento civíl, pode adotar o sobrenome do marido ou continuar com o mesmo nome de solteira, a sua escolha. O mesmo vale do marido em relação a mulher.

As regras para suprimir nomes intermediários e/ou sobrenome dependem de anáise e aprovação do Promotor Público no processo de habilitação para o casamento.

Datas e Prazos

Os noivos devem comparecer ao cartório para dar entrada no processo de habilitação para o casamento civil com antecedência de 30 dias da data  pretendida. O prazo máximo de antecedência é de 60 dias.

Quanto custa

- Casamento civil em Cartório - R$ 213,45 (já incluso valor de uma certidão)
- Casamento civil em Diligência (fora do Cartório) - R$ 711,50 (já incluso valor de uma certidão)
- Casamento Religioso com efeito civil - R$ 213,45 (já incluso valor de uma certidão)
- Certidão Adicional - R$ 17,03 cada

OBS - Consulte o cartório de sua cidade sobre o Custo do Casamento no Civil.

REGIME DE BENS

COMUNHÃO PARCIAL DE BENS

É o regime de bens usual, conforme a lei. Neste regime, todos os bens adquiridos após a data do casamento serão comuns ao casal. Todos os bens previamente adquiridos por cada um individualmente anteriormente à data do casamento permaneceem de propriedade individual do mesmo, inclusive bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior, como por exemplo uma herança.

COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS

Neste regime , todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges serão comuns ao casal. Para dar entrada no processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Ante-nupcial.

SEPARAÇÃO UNIVERSAL DE BENS

Neste regime , todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges permanecerão sempre de propriedade individual de cada um. Para dar entrada no processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Ante-nupcial.

Importante:

- O regime de bens pode ser modificado após o casamento, mediante alvará judicial e concordando ambos os conjuges.

- É obrigatório o regime da Separação Total de Bens aos noivos maiores de 60 anos e aos menores de 16.

img_codigo_civil

IDADE DOS NOIVOS

30c4m6u A partir dos 18 anos os noivos podem se casar sem necessidade de consentimento dos pais. Caso os noivos tenham 16 ou 17 anos, será necessária a presença de ambos os pais no cartório para assinarem um termo de consentimento.

Sendo os pais falecidos, será necessário apresentar as certidões de óbito.

Caso um ou ambos os pais residam ou estejam fora da cidade, será necessário que se dirijam a um Cartório de Registro Civil, para que seja feito um Termo de Consentimento, o qual deverá ser enviado aos noivos e apresentado ao cartório. Caso o pai e/ou a mãe estiverem desaparecidos, será necessário levar ao cartório mais duas testemunhas maiores de 18 anos com R.G. original, que atestem o desaparecimento.

Menores de 16 anos só poderão casar com ordem judicial. Para dar entrada no processo de casamento civíl, o casal deve levar duas testemunhas maiores de 18  anos com RG original ao cartório. Pode ser qualquer pessoa conhecida do casal, inclusive parentes, com excessão dos Pais e Avós.

cASAMENTO POR PROCURAÇÃO

O casamento, como se sabe, é o contrato que objetiva regular a união civil entre o homem e mulher, firmando assim instituição familiar, com destaque especial para o regramento das relações sexuais, do zelo com a prole comum e a assistência recíproca entre os pactuantes.casamento-civil2 A regra geral é que o casamento venha a se celebrar na presença de ambos os nubentes. Entretanto, o ordenamento jurídico brasileiro traz a possibilidade da celebração do casamento, mediante procuração, por força do art. 1542 do vigente Código Civil.

Na impossibilidade de comparecimento de um ou ambos os noivos no local e data da realização da cerimônia do casamento civil, o mesmo poderá ser celebrado mediante a presença de procuradores estabelecidos pelos noivos por procuração pública feita em cartório, outorgando poderes especiais ao mandatário, para receber em nome do outorgante, o outro contraente em casamento. Esta procuração poderá ser feita em qualquer cartório, porém deve ser feita exclusivamente com este fim específico e tem validade máxima de 90 dias.

Questão curiosa é se o procurador deve ser de sexo distinto do nubente presente na celebração do casamento, já que o aludido instituto de direito de família é destinado para pessoas de sexos opostos, ou seja, necessariamente um homem e uma mulher.

 

UM EXEMPLO DE CASAMENTO POR PROCURAÇÃO

leitura_da_oficial

À esq. a Oficiala Valeska Vitoriano Barbosa celebra casamento ao lado do juiz de paz, Antônio Mangili, da noiva, Priscila Marcondes Lourenço, e do procurador do noivo, seu pai José Valentim De Grande no cartório de Registro Civil de Brotas. Ao fundo o noivo acompanha pelo Skype, a celebração da cerimônia

A globalização chegou definitivamente a um dos ícones mais tradicionais da família brasileira: o casamento civil. Repetindo inovação realizada no início do ano na cidade de Osasco, o cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Brotas, administrado pela Oficiala Valeska Vitoriano Barbosa, ousou, e realizou no último sábado (24.05) o segundo casamento transmitido em tempo real no Estado de São Paulo, unindo à noiva, presente à celebração, com o noivo, que estava no Canadá.
"Foi diferente, bem interessante", afirmou a Oficiala. "A noiva questionou sobre a possibilidade da conexão on line com o noivo, o que foi de pronto providenciado pela Serventia, para que este pudesse, mesmo à distância, compartilhar a emoção da cerimônia, e poder ouvir as palavras de nosso Juiz de Paz", explicou Valeska, que esclareceu que o noivo esteve representado na cerimônia por seu pai, José Valentim De Grande, nomeado procurador.
Róbson Eduardo de Grande, de 26 anos está no Canadá, fazendo Doutorado. Sua noiva, Priscila Marcondes Lourenço, de 23 anos, está em Brotas, interior de São Paulo, providenciando os últimos documentos para ir ao encontro de seu agora marido. "Ela queria já tirar os documentos, vistos e autorizações com o nome de casada, então já tinha planejado se casar por procuração, mas nunca esperei na vida que o casamento de minha filha tivesse a participação do noivo pelo computador", disse o pai da noiva, Antônio Paulo Lourenço. "Até brinquei com o Róbson, de que ele casou e não levou".
Com mais de 1.400 casamentos celebrados na Comarca e mais de 20 anos na função de juiz de paz em exercício, Antônio Mangili deparou-se com uma situação inusitada. "Foi uma situação nova, que eu nunca imaginava que iria passar, mas fiquei feliz que deu tudo certo. Conversei com o noivo e eles ficaram muito felizes pelas palavras que eu disse, ditos religiosos, e que guiam as pessoas em momentos importantes como esse", afirmou. "Fiquei sabendo que foi o primeiro casamento assim na cidade e foi uma experiência nova para mim".
A serventia de Brotas vem passando por uma série de transformações desde que a nova Oficiala assumiu a administração do cartório, após aprovação no 4º Concurso Público promovido pelo TJ-SP. "Mudamos o endereço para uma das principais ruas da cidade, Rua Mário Pinotti, com um espaço ideal para celebrar os casamentos. Em cada casamento, oferecemos à noiva um arranjo de flores, simbolizando um buquê. Desde o início de minha função como oficial, celebramos setenta e sete casamentos", diz Valeska.
Destes, sem dúvida o último foi o que mais marcou a todos os presentes no Registro Civil de Brotas e que já tem data para ser reafirmado. "Agora vamos aguardar até dezembro quando eles tem um compromisso perante Deus, que é o casamento religioso", disse o pai da noiva. "Eles já estão comprometidos para se casarem no religioso, reafirmando diante de Deus o compromisso que assumiram perante os homens", finalizou, com tom de sabedoria, o senhor Mangili.

Fonte : Assessoria de Imprensa

Data Publicação : 28/05/2008

http://www.arpensp.org.br/principal/index.cfm?tipo_layout=SISTEMA&url=noticia_mostrar.cfm&id=7165

casamento RELIGIOSO

COM EFEITO CÍVEL

page11597

É aquele que é celebrado fora das dependências do Cartório, porém quem preside o ato do casamento não é o Juiz e sim a autoridade religiosa (Padre, Rabino, etc). Da mesma forma que o casamento em Cartório, este deve ser realizado de forma pública, a portas abertas durante todo o ato de sua realização. Após a realização da cerimônia, os noivos não recebem imediatamente a Certidão de Casamento, mas sim um Termo de Casamento, que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias para registro do casamento. Caso isso não ocorra, o casamento não fica regularizado no cartório, isto é, os noivos permanecem solteiros.
Obs.: Nesta modalidade de casamento, os noivos têm que dar entrada no processo de habilitação para o casamento da mesma forma que nas outras modalidades. Ao final do processo que leva aproximadamente 30 dias, um documento fornecido pelo Cartório comprovando esta habilitação deverá ser entregue a autoridade religiosa antes da realização do ato.

CASAMENTO NO CIVIL

p015_1_1 

Documentos necessários:

SOLTEIROS

- RG original
- Certidão de nascimento original
- Comprovante recente de residência

DIVORCIADOS

- Certidão de casamento original com averbação de Divórcio.
- Comprovante de residência

VIÚVOS

- Certidão de casamento original com anotação de óbito do cônjuge (ou Certidão de  Óbito original do cônjuge)
- Comprovante de residência

ESTRANGEIROS SOLTEIROS

- Passaporte original ou R.N.E. original
- Certidão de Nascimento original
- Declaração de Estado Civíl original
- Comprovante de residência
Obs: A declaração de Estado Civil tem validade somente por tres(3) meses.

ESTRANGEIROS DIVORCIADOS

- Passaporte original ou R.N.E. original
- Certidão de Casamento original com Averbação do Divórcio
- Comprovante de residência
Obs: A Certidão acima deve ser traduzida no Brasil, por Tradutor Público Juramentado e posteriormente registrada em Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

ESTRANGEIROS VIÚVOS

- Passaporte original ou R.N.E. original;
- Certidão de Casamento original com Anotação de óbito do cônjuge (ou Certidão de Óbito original do cônjuge);
- Comprovante de residência
Obs: A Certidão acima deve ser traduzida no Brasil, por Tradutor Público Juramentado e posteriormente registrada em Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Testemunhas / Padrinhos

Os noivos vão precisar de testemunhas em duas ocasiões do casamento civil:

• A primeira é na hora de dar entrada no processo de habilitação. Neste dia os noivos deverão levar duas pessoas conhecidas, inclusive parentes com excessão dos pais e avós, portando RG original. Estas pessoas deverão estar aptas para atestar que os noivos não têm qualquer impedimento para se casarem;

• A segunda é na hora da cerimônia, no dia do casamento. Neste dia são necessárias no mínimo duas testemunhas maiores de 18 anos, que são também chamadas de padrinhos, as quais serão testemunhas da realização do ato do casamento em si. Estas testemunhas poderão ser as mesmas que foram na hora de dar entrada na habilitação ou não. A escolha é dos noivos. Quando o casamento for em edifício particular (em diligência) ou caso um dos contraentes não souber ou não puder escrever será necessário quatro testemunhas.

Onde / Como Casar

Os Noivos podem escolher livremente o local de realização do casamento civil, isto é, em Cartório ou fora dele (diligência). Para tanto, é preciso que compareçam ao Cartório mais próximo da residência de um dos noivos e dêem entrada no processo de habilitação ao casamento civil. Após confirmada a habilitação que demora cerca de 20 a 30 dias, os noivos deverão encaminhá-la pessoalmente ao Cartório de sua preferência para agendar a realização da cerimônia, seja ela em Cartório ou em diligência (Buffet, Residência, etc.).

 

CASAMENTO EM CARTÓRIOcivil

É aquele que é celebrado na sala de audiência ou local previamente determinado pelo Cartório dentro das suas dependências, de forma pública, a portas abertas durante todo o ato de sua realização, estando presentes o Juiz de Casamentos, o Escrevente Autorizado, os noivos e duas ou mais testemunhas (padrinhos). Após ter ouvido dos próprios noivos a confirmação de que persistem na proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o Juiz declarará efetuado o casamento civil. Em seguida, após a devida assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a Certidão de Casamento.

 

CASAMENTO EM DILIGÊNCIA

P9080042

É aquele que é celebrado fora das dependências do Cartório, por motivo de força maior, por vontade dos noivos e consentindo o Juiz. Da mesma forma que o casamento em Cartório, este deve ser realizado de forma pública, a portas abertas durante todo o ato de sua realização, estando presentes o Juiz de Casamentos, o Escrevente Autorizado, os noivos e quatro ou mais testemunhas (padrinhos). Após ter ouvido dos próprios noivos a confirmação de que persistem na proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o Juiz declarará efetuado o casamento civil. Em seguida, após a devida assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a Certidão de Casamento.

Importante:

- Os documentos de estrangeiros deverão ser traduzidos no Brasil por Tradutor Público Juramentado e posteriormente registrados em Cartório de Registro de Título e Documentos.

- Depois de providenciar os papéis, é preciso esperar de 15 a 20 dias devido ao período de proclamas estipulado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos.

assinatura%20(200x173)

O QUE SIGNIFICA:

Averbação - Ato pelo qual se faz constar em documento anterior fato que modifica ou acresce conteúdo deste.

R. N. E. – Registro Nacional de Estrangeiros

Mais informações no site - http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ9D6A6C50PTBRNN.htm

Tradutor Público Juramentado – Profissional devidamente habilitado e nomeado pelas Juntas Comerciais do País e investido de fé pública e qualificação profissional para traduzir e notarizar documentos.

Mais informações - http://www.juramentado.com.br/precisa.html

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CASAMENTOS NO CIVIL

http://www.arpensp.org.br/principal/index.cfm?pagina_id=27

CASAMENTO RELIGIOSO

CasamentoIgrejaMonica2008-04-09 09.57.19Igreja (241)

CASAMENTO NO RELIGIOSO

O que é preciso:

- Pagamento de taxa na igreja

- Apresentar os documentos com 2 meses de antecedência

- Se o noivo ou a noiva não pertencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento, deve apresentar os documentos pedido à própria Comunidade Paroquial.

- O Pároco do noivo ou noiva deve dar licença por escrito para que o casamento seja efetuado na Igreja escolhida pelos noivos.

Documentos necessários:

- Certidão de Batismo.

- Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a certidão de óbto do ex-conjuge.

- Cópia autenticada da carteira de indentidade dos noivos e padrinhos.

- Protocolo do processo civil.

- Comprovante de curso de noivos.

CHÁ DE LINGERIE

 

Sensuais_874112152_se070 O Chá de Lingerie ainda é considerado uma novidade entre as noivas, mas a alternativa tem crescido e ganhando espaço. Ao invés de ganhar utensílios de cozinha, as noivas são presenteadas com peças íntimas e/ou fantasias eróticas divertidas.

O Chá de Lingerie tem se tornado uma opção interessante uma vez que grande parte das noivas hoje em dia já têm casa montada quando vão se casar e acabam comprando todos os utensílios domésticos antes mesmo de se mudar.

Para organizar o chá de lingerie, o ideal é que a noiva faça uma lista com as peças de sua preferência, tipo de lingerie e tamanho. As opções devem ser variadas, tanto de preços quanto de produtos e cores para que as convidadas se sintam à vontade. Junto com o convite é interessante colocar os nomes e endereços das lojas. Se os presentes são peças íntimas a festa é um pretexto para as meninas darem risada falando de temas mais picantes.

A parte do evento propriamente dito, é como o do Chá de Panela e existe no mercado fornecedores especializados nessa área. A decoração vai caracterizar que a festinha se trata de um chá de lingerie. Balões vermelhos ou em tons quentes, em formato de coração, flores espalhadas pelo ambiente, luzes coloridas e velas acesas também ajudam a animar o local.

Durante a festa, além das tradicionais brincadeiras, profissionais podem ser contratados para animar a festa.

Algumas meninas contratam uma professora de strip tease dar uma aulinha básica. Uma professora de pole dance também pode animar bastante a reuniãozinha. Outras sugestões são chamar uma sexóloga para tirar dúvidas das convidadas ou pedir que o dono de um sex shop leve as últimas novidades do mercado para mostrar às meninas.

Se a noiva é tímida e não gostaria de brincadeiras como esta as amigas podem contratar uma instrutora de maquiagem ou manicures e pedicures para deixar todas bem lindas.

Tudo depende do orçamento disponível para esse tipo de evento.

O Chá de Lingerie é muito divertido e os noivos adoram pois, além das peças de lingerie, as noivas costumam ganhar fantasias eróticas tais como: enfermeira sexy, garçonete sexy entre outras divertidíssimas que tem no mercado.

Vale inovar e tornar o evento algo feminino, sexy e com glamour...bem longe da cozinha!

lingerie_by_deiniel_ciderick

CHÁ BAR

bar O Chá de Bar é a versão masculina do Chá de Cozinha.

Geralmente são marcados para o mesmo dia, em locais diferentes ou no mesmo local, um em seguida ao outro. Muitos casais optam por fazer uma despedida única, que reúna todos os amigos. Aí, a lista de presentes engloba utensílios de cozinha e bar, sempre apresentada pela noiva a quem está organizando.

Mas geralmente são feitos separados e o horário desta reunião é geralmente depois das 20:00 horas e geralmente termina às 0:00 hora. Um dos amigos do noivo é que organiza, convida e sugere o presente que cada amigo poderá colaborar com a formação do futuro bar do noivo.

 

Sugestões de presentes para Chá - Bar:

 para-cha-bar
· Abridor de Garrafas
· Abridor de Latas
· Baldes de Gelo

. Caixas de cerveja
· Canecas de Cerveja
· Coador p/ coquetel
· Colher de Cabo Longo para Coquetel
· Copos para Licor, Vinho , Uísque etc
· Coqueteleira

. Descanso para copos
· Descaroçador de Azeitonas
· Dosador de Bebidas
· Espremedor de Limão
· Faca Especial para Queijos
· Faca de Serra
· Faquinha de Patê
· Garfinhos para Aperitivos
· Guardanapos de Bar

. Garrafas de Whisky, vinhos, licor, pinga...etc
· Kit para Caipirinha
· Livro de Receitas de Bebidas
· Livros sobre Vinhos
· Misturador de Bebidas
· Moedor de Pimenta

. Pimenteiro 
· Pinça de Gelo
· Porta Aperitivos
· Porta Copos
· Porta Garrafa de Vinho
· Tábua para Queijos
· Saca Rolha
· Saleiro
· Suporte para garrafas de Vinho
· Taças

BRINCADEIRAS CHÁ DE PANELA

Brincadeiras para Chá de Panela, Chá de Cozinha, Chá bar, Chá Lingerie etc…

 

08

Selecionei algumas brincadeiras que a organizadora do seu Chá pode usar para divertir os convidados(as).

 

 

 

1. BATATA QUENTE

Como brincar: A organizadora da festa deverá separar vários itens como: touca de banho, meia-calça colorida, máscaras (de oncinha, do zorro, de coelhinha, de mulher gato, etc), enfim, tudo que ela encontrar de baratinho e brega. Deve também escolher algumas coisas legais como: anéis, broches, fivelinhas, batom, mini buquês, etc.

Ela coloca uma música e, escondida das demais convidadas, esconde algo na caixa. A caixa deverá passar de mão em mão na roda e quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com ela deverá abri-la e vestir ou usar o que estiver dentro. No final da festa as convidadas poderão levar seus "presentes" pra casa.

Sugestão: se quiserem fazer em um chá-bar e os amigos do noivo toparem participar, ficará ainda mais divertido! Comprem também alguns itens masculinos e alternem nas rodadas.

2. O QUE VOCÊ FARIA SE…

Como brincar: Corte vários pedaços de papel e em cada um deles escreva uma frase como: "O que você faria se você ficasse presa no elevador com um homem maravilhoso?" ou "O que você faria se no dia do seu casamento, seu noivo encontrasse a ex?", etc. Vá alternando as perguntas com coisas boas, ruins e situações estranhas. Distribua os papéis entre as convidadas para que cada uma responda uma pergunta. Em seguida recolha as respostas, embaralhe e redistribua entre as convidadas. Façam uma roda e comece lendo a sua pergunta. A pessoa seguinte deverá responder a pergunta com resposta que está no papel dela e em seguida deverá fazer sua pergunta para a próxima e assim por diante. É super divertido!

3. BINGO DE BOLSAS

Cada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Que tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque itens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

4. RECEITA DO CASAMENTO PERFEITO

Dê a cada convidada cartões de receita e peça para que escrevam a receita de um casamento perfeito. Mais tarde, dê os cartões para a noiva, peça para que ela leia-os em voz alta e adivinhe quem escreveu.

5. CELEBRIDADES

Esta é uma das brincadeiras de chá de cozinha mais divertidas se suas convidadas são animadas. Cole o nome de uma celebridade nas costas de cada convidado. A idéia é que cada convidado deve tentar descobrir que celebridade ela é, somente fazendo perguntas que podem ser respondidas por sim ou não.

6. ÁLBUM DE FOTOS

Peça para que cada convidada leve uma foto dela com a noiva. Compre um belo álbum de fotos e peça para que cada convidada cole a foto dentro e escreva a história por trás dessa foto. Com certeza o álbum completo será um dos presentes mais valiosos da noiva.

7. ADVINHAÇÃO

Nessa brincadeira, a noiva tem de adivinhar o presente apenas tocando-o com os pés. Se errar, paga uma prenda.

8. ESQUENTANDO O GELO

Como brincar: Algumas horas antes da festa, a pessoa que está organizando o chá deverá encher algumas forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça plástica dentro de cada quadradinho. Quando todas estiverem presentes, cada uma receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. Quem derrubar o gelo será desclassificada e, no final, a primeira que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um prêmio.

Sugestões de prêmios: os mesmos da brincadeira "Eu nunca".

9. EU NUNCA

Como brincar: Forma-se uma roda e a organizadora da festa deverá distribuir o mesmo número de pastilhas de chocolate para todas as convidadas (M&Ms). Uma por vez, começando pela noiva, deve dizer algo que nunca fez na vida, por exemplo: "Eu nunca fumei" ou "Eu nunca fiquei com um homem mais novo", etc. Todas as convidadas que já fizeram isso deverão comer uma pastilha e a brincadeira segue até que todas tenham dito o que nunca fizeram. Quem chegar ao final com o menor número de pastilhas restantes ganha um prêmio.

Sugestões de prêmios: sabonetes artesanais, bloco de anotações, CD, caixa de bombons, bichinho de pelúcia, raspadinha, porta-retratos, sais de banho, livrinho de mensagens, etc.

10. TELEFONE SEM FIO

Como brincar: Uma das organizadoras deve escrever em um papel algumas frase que dizem algo sério sobre a noiva e sobre o noivo. Quando todos estiverem presentes, peça para que se sentem um ao lado do outro formando uma fila em círculo. A organizadora irá dizer a primeira fase no ouvido da primeira pessoa da fica que deverá passá-la adiante até chegar no último participante.  Esse irá repetir em voz alta o que ouviu. Na próxima rodada o último da fila será o primeiro a ouvir a frase e passar adiante.

OBS – Procure criar frase longas. Ao longo da fila muitos vão entender mal, trocar palavras, esquecer pedaços da frase e o resultado serão muitas risadas quando todos ouvirem a frase distorcida.

Baixe a lista completa de Brincadeiras aqui:

http://www.4shared.com/file/105099315/8a89cd98
/LISTA_DE_BRINCADEIRAS_PARA_CH_DE_PANELA.html

cdp

CHÁ DE PANELA

Sugestões de Presentes para Chá de Panela.

c3

Fiz uma pesquisa e encontrei diversas listas diferentes de sugestões de presentes, então juntei tudo e procurei fazer uma lista o mais completa possível.

 

 

 

 

Abridor de Garrafa Abridor de latas Abridor de vinho
Açucareiro Afiador de facas Assadeiras anti-aderente
Avental de cozinha Avental Plástico Bacias - vários tamanhos
Balança Baldes - vários tamanhos Bandejas
Banqueta-escada Batedor de ovos Bicos de confeitar
Cabides Cafeteira Capa para máquina de lavar
Capachos Carrinho de feira Cesta para pão
Cestos p/ roupas Coador de chá Coador de Leite
Coador de suco Cobridores para alimentos Colher  para coquetel
Colher para sorvete Colheres de Pau Conchas diversas
Copo, Xícara e talher para medida Copos para Água Copos para Sucos
Cortador de Massas Cortador de ovos Cortador de Queijos
Descansos para travessas e panelas Descanso de Talheres Descascador de legumes
Desencaroçados e azeitonas e outros Desintupidor de pia Destrinchador de aves
Escorredor de arroz Escorredor de louças Escorredor de Macarrão
Escova para migalhas Escovinha para Pia Escumadeiras
Espanador Espátula para bolo Espremedor de alho
Espremedor de frutas Espremedor de limão Facas de corte para cozinha
Facas de pão Faca para pizza Fatiador de carne
Fatiador de Queijo Formas de bolo Formas de pizza
Formas de tortas Formas para microondas Forminhas para empadas
Forro para tábua de passar Frigideiras Funil
Galheteiro Garfinhos para petiscos Garrafa térmica
Jarros para água Jarros para suco Jogo de pirex
Jogo para condimentos Jogo porta-copos com 12 Kit caipirinha
Legumeira para microondas Leiteira Leiteira para microondas
Livros de culinária e gastronomia Lixeira para cozinha Lixeira para pia
Lixeiras Luva térmica Mantegueira
Pá de lixo Pá para bolo Paninhos de pia
Panos de chão Panos de prato Pegadores de gelo
Pegador de macarrão Pegadores de panela Pegadores de massa
Paliteiro Peneira grande, pequena e média Petisqueiras
Pipoqueira Pipoqueira pra microondas Porta filtro de café
Porta bolo Porta garrafa de vinho Porta patês com espátulas
Porta sabão e detergente Potes para alimentos Potes herméticos
Potes para multi-uso Potes para microondas Pregadores de roupa
Quebra-nozes Queijeira Ralador
RElógio de parede Rodinho para pia Rodos
Rolo abridor de massas Saca-rolhas Saleiro
Saleiro de parede Separador de ovos Suporte para filtro de café
Suporte para toalha de papel Tábuas de carne Tábuas de frios
Talheres para saladas Tesoura comum Tesoura para cozinha
Tigelas – vários tamnhos Tupperwares variados Vassoura de pelo
Vassoura de piaçaba    

795

1 de maio de 2009

CHÁ DE PANELA

Chá de Panela

Chá de Panela ou Chá de Cozinha

  • A história

O Chá de Cozinha, também conhecido como Chá de Panela e praticado em muitas culturas, pode ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Naquela época, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. (daí o nome, “Bridal Shower” como é conhecido nos EUA (Bridal - relativo à noiva - shower enxurrada). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente.

Segundo alguns, a origem do Chá de Panela é contada através de uma lenda holandesa. Um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e se recusou a financiar a união dos dois. Então, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram ao casal alguns itens que os ajudariam a mobiliar a casa.

Felizmente, essa tradição se manteve. Mas, diferente de antigamente, as mulheres não precisam de dotes para se casar. Apenas, ter encontrado seu par ideal e comemorar essa união.

Na Índia, ainda é comum que a noiva dê um dote aos pais do noivo, como sinal de agradecimento, por ter sido escolhida. Pode ser dinheiro ou presente. Mas, os jovens estão colocando essa prática em desuso.

Em todas as religiões, encontramos pessoas que fazem essa festa. Mas, é mais comum nos países ocidentais.

cart%C3%A3o cha de panelas1

  • Festa só para mulheres

O Chá de Cozinha é uma festa, na qual participam apenas mulheres. No dia fazem brincadeiras, distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito. Quem organiza é alguém mais próximo dela, como uma amiga, prima ou mãe. Geralmente as amigas convidadas são as mais íntimas.

  • Convidada para o chá, convidada para o casamento.

As convidadas devem ser escolhidas pela noiva. Não é educado convidar uma pessoa para o chá de cozinha e ela não ter sido convidada para o casamento. O local deve comportar aconchegantemente todas as convidadas. Cadeiras, poltronas, sofás, ou seja, lugares para que elas se acomodem e fiquem à vontade.

  • Objetivo da festa

O seu objetivo principal é a despedida da vida de solteira; marcada por muita farra e muitos presentes de copa, cozinha e área de serviço. O ideal é que aconteça até um mês antes do casamento.

  • Qual a melhor maneira de organizar esse encontro?

Existem várias maneiras de preparar um chá de cozinha gostoso e bem organizado. A anfitriã pode oferecer a casa e toda a recepção ou sugerir que cada convidada leve um prato de doce ou salgado e a anfitriã providencia as bebidas.

  • O que servir?

A comida pode ser: canapés, queijos, patês e pães, salgadinhos, sanduíches de metro ou embrulhadinhos, tortas, petit fours, bolos, docinhos, etc. Tudo deve ser colocado em uma mesa e as pessoas vão se servindo, conforme desejarem. Coloque pratos, guardanapos, bebidas e os copos arrumados.

Se a verba for maior, contrate um garçom para servir e uma pessoa para ficar na cozinha providenciando a execução e reposição dos salgados e doces que serão servidos. Ou, se puder, utilize os serviços de um buffet. Eles cuidaram das bebidas, comidas e do serviço e você só precisa se preocupar em aproveitar a festa.

  • Organizando os presentes

Conforme as convidadas forem chegando é mais prático ter um espaço para colocar suas bolsas e os presentes. Se possível, com uma mesinha e cadeira, para que elas escrevam seus nomes nos presentes e alguma outra coisa que desejarem.Tenha etiquetas auto-adesivas, para facilitar a colocação do nome nos pacotes.

Procupe-se só em se divertir
Hoje, existem empresas especializadas neste tipo de evento, incluindo até artistas que fazem performances e animam a festa!

  • Convite

O convite deve ser muito original. Nas papelarias você encontra muitos tipos e estilos, mas você mesma pode criar o seu aproveitando o tema com objetos de copa, utensílios de cozinha ou o que a imaginação sugerir. Geralmente, tem um espaço, onde você coloca o item que a pessoa deve levar como presente. Se a convidada precisar vai levar um prato, também deve estar no convite ou combinado previamente.

  • Fazendo a lista de presentes

A lista e relação de presentes deve ser bem bolada. Hoje, muitos casais são gourmets e adoram acessórios especiais e modernos para a cozinha. Outros são práticos e querem só o básico. O importante é que sejam úteis e funcionais.
Cada casal tem sua característica própria. Por isso, o gosto deles tem que ser respeitado nessa hora. O ideal é que a noiva escolha o que quer ganhar, escolhendo por uma determinada cor ou material, para ser predominante nos objetos. Ver lista de presentes para chá de cozinha. Quem organiza o evento geralmente providencia tudo.

Existem lojas onde você pode deixar a lista de chá de cozinha. Dessa forma, facilita para as convidadas saberem onde encontrar o item que está no seu convite e a noiva terá todos os objetos que escolheu.

Fonte do artigo: UOL

Sugestões de presentes para chá-de-panela? Próximo Post.ch%C3%A13