19 de julho de 2009

20 DE JULHO - DIA DO AMIGO

Na segunda-feira, dia 20 de julho, é comemorado o DIA DO AMIGO e nosso Blog gostaria de celebrar a data juntamente com você.

Gostaria de agradecer a todos aqueles que tem acompanhado as novidades do blog. Sua presença por aqui é muito importante para mim.

Você sabe onde surgiu o Dia do Amigo?

img Pode parecer um pouco curioso e algumas pessoas podem ficar ressabiadas, mas o Dia do Amigo surgiu na Argentina. Sim, é isso mesmo! Foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, através do decreto 235/79, e foi aos poucos sendo adotado em outros países de todo o mundo. O motivo do Dia do Amigo, segundo o argentino, foi a chegada do homem à Lua. (menos nos EUA onde o dia da amizade é comemorado no 1º domingo de agosto).

De qualquer forma, celebrar as amizades é de suma importância para qualquer indivíduo pois os amigos são peças fundamentais em nossas vidas tanto nos momentos difícieis quanto nos momentos alegres. Ter amigos só traz benefícios para nós e faz bem para a saúde, mente e alma.

“Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.

mensagens-dia-do-amigo-hino-a-amizade Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração.

Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou ao ver seu amigo partir.

Mas quem ficou no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou no pensamento ficou

Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa pra se guardar

No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância digam não

Mesmo esquecendo a canção

O que importa é ouvir a voz do coração

Pois seja o que vier

Venha o que vier

Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar

Qualquer dia amigo a gente

Vai se encontrar.

(Fernando Brant e Milton Nascimento)

Homenagem do Blog a todos os amigos.

Feliz dia do Amigo!!!

barrakcoracao

18 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA – SAIBA MAIS

Caros amigos, clientes e visitantes,

Estou abrindo um parêntese nos assuntos relacionados a eventos para informar meus leitores sobre a Gripe suína que já está circulando livremente no Brasil. É importante as pessoas tomarem conhecimento para ajudar a combater e prevenir.

GRIPE SUÍNA - Influenza A (H1N1) no Brasil

0,,20581392-FMM,00 Pouco mais de três meses após do primeiro alerta dado pela Organização Mundial da Saúde sobre o surgimento da gripe suína, o Ministério da Saúde reconheceu que o vírus Influenza A (H1N1), causador da nova doença, já circula em território nacional. Até então, o País só havia registrado casos de pessoas que tinham contraído a gripe no exterior ou por meio do contato com quem esteve fora. Com a notificação do primeiro caso do vírus sem esse tipo de vínculo, o Brasil entra para a lista dos países onde há a chamada transmissão sustentada da doença, ao lado de Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile, Reino Unido e Austrália.

Mas o que muda com a confirmação de uma epidemia local? "Significa que, com o número crescente de casos, o vírus passou a circular livremente entre as pessoas, principalmente em ambientes fechados e aglomerados, como trens e ônibus", explica Celso Granato, assessor médico em Infectologia do Fleury. "Com o frio do inverno e a volta às aulas, quando as crianças voltarão a conviver umas com as outras, essa epidemia tende a se expandir." O infectologista ressalta, porém, que isso não quer dizer que haverá maior letalidade por causa da doença. "Estatisticamente, os casos de morte por gripe suína no Brasil são cerca de 1/3 menores em relação aos causados pela gripe comum. O quadro poderia ser muito pior se o País não estivesse preparado para enfrentar a epidemia."

SAIBA MAIS SOBRE A INFLUENZA A (H1N1)

gripe_suina1 A influenza A (H1N1), mais conhecida como GRIPE SUÍNA, vem registrando milhares de casos ao redor do mundo e tomou as proporções de uma PANDEMIA. A doença vem sendo causada por um vírus composto por segmentos dos genes humano, da ave e do porco. É a primeira vez que esta combinação genética ocorre.

O que fazer para evitar o contágio?

O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.

  • Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência nas áreas afetadas. Substituir sempre que necessário
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável
  • Evitar locais com aglomeração de pessoas
  • Evitar o contato direto com pessoas doentes
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca
  • Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar
  • Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países
  • Não usar medicamentos sem orientação médica
  • VEJA O VÍDEO

Quais são os sintomas da gripe suína?
A gripe suína se parece com a gripe normal. O indivíduo tem dor de cabeça, dores musculares e nas juntas, ardor nos olhos, febre acima de 38ºC e início abrupto. Parte das pessoas que contraíram a doença tiveram diarréia, isso não é muito comum na gripe, mas pode acontecer”, explica Celso Granato, assessor médico em Infectologia do Fleury. Como o contágio da gripe suína ocorre, como nas outras formas da doença, por meio de gotículas de saliva, a prevenção, segundo o infectologista, segue os mesmos cuidados indicados para evitar o contágio da gripe comum: evitar o contato muito próximo de pessoas doentes.

Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procurar seu médico ou ir a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

O QUE SIGNIFICA PANDEMIA?
A pandemia é uma epidemia que se propaga por países de um ou mais continentes, ou mesmo pelo mundo todo, de maneira quase simultânea, ganhando grandes proporções. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a pandemia pode se iniciar quando um novo agente infeccioso atinge os humanos alcançando essas dimensões, causando doença séria, ou quando algum agente passa a se espalhar facilmente e sustentavelmente entre as pessoas. A Aids, por exemplo, é considerada uma pandemia, pois se trata de uma doença infecciosa que atinge pessoas no mundo inteiro

Fonte: CDC, UOL e Fleury Medicina e Saúde

OBS: Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

carinha41

14 de julho de 2009

26 de Julho – Dia dos Avós

Pouca gente sabe mas comemora-se o Dia dos Avôs e Avós em 26 de Julho. Segundo as tradições cristãs, esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim,  pais de Maria e avós de Jesus Cristo.forevertop

História: Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

albumtop Aproveite esse dia para demonstrar e dar amor e carinho aos seus avós!!!

13 de julho de 2009

BODAS

A palavra "Boda", que significa celebração, é designada para comemorar o aniversário de casamento.
Boda
é a celebração, civil ou religiosa, que celebra o casamento. As bodas de ouro representam cinqüenta anos de casamento.

img_decoracao06
Cada aniversário de casamento são importantes para os casais. Mas as bodas maiores (a partir das bodas de prata) assumem um caráter eminentemente social. Pois é quando a comemoração exige um maior destaque.

Para cada ano existe um material que representa uma nova etapa. É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social.
Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Na joalheria, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata e bodas de ouro. Para as demais, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente, conforme a lista abaixo:


01 ano   - Bodas de Algodão
02 anos - Bodas de Papel
03 anos - Bodas de Trigo ou Couro
04 anos - Bodas de Flores e Frutas ou Cera
05 anos - Bodas de Madeira ou Ferro
06 anos - Bodas de Perfume ou Açúcar
07 anos - Bodas de Latão ou Lã
08 anos - Bodas de Papoula ou Barro
09 anos - Bodas de Cerâmica ou Vime
10 anos - Bodas de Estanho Zinco
11 anos - Bodas de Aço
12 anos - Bodas de Seda ou Ônix
13 anos - Bodas de Linho ou Renda
14 anos - Bodas de Marfim
15 anos - Bodas de Cristal
16 anos - Bodas de Safira ou Turmalina
17 anos - Bodas de Rosa
18 anos - Bodas de Turquesa
19 anos - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 anos - Bodas de Porcelana
21 anos - Bodas de Zircão
22 anos - Bodas de Louça
23 anos - Bodas de Palha
24 anos - Bodas de Opala
25 anos - Bodas de Prata
26 anos - Bodas de Alexandrita
27 anos - Bodas de Crisopázio
28 anos - Bodas de Hematita
29 anos - Bodas de Erva
30 anos - Bodas de Pérola
31 anos - Bodas de Nácar
32 anos - Bodas de Pinho
33 anos - Bodas de Crizo
34 anos - Bodas de Oliveira
35 anos - Bodas de Coral
36 anos - Bodas de Cedro
37 anos - Bodas de Aventurina
38 anos - Bodas de Carvalho
39 anos - Bodas de Mármore
40 anos - Bodas de Esmeralda
41 anos - Bodas de Seda
42 anos - Bodas de Prata Dourada
43 anos - Bodas de Azeriche
44 anos - Bodas de Carbonato
45 anos - Bodas de Rubi
46 anos - Bodas de Alabastro
47 anos - Bodas de Jaspe
48 anos - Bodas de Granito
49 anos - Bodas de Heliotrópio
50 anos - Bodas de Ouro
51 anos - Bodas de Bronze
52 anos - Bodas de Argila
53 anos - Bodas de Antimônio
54 anos - Bodas de Níquel
55 anos - Bodas de Ametista
56 anos - Bodas de Malaquita
57 anos - Bodas de Lápis Lazuli
58 anos - Bodas de Vidro
59 anos - Bodas de Cereja
60 anos - Bodas de Diamante ou Jade
61 anos - Bodas de Cobre
62 anos - Bodas de Telurita
63 anos - Bodas de Sândalo
64 anos - Bodas de Fabulita
65 anos - Bodas de Platina
66 anos - Bodas de Ébano
67 anos - Bodas de Neve
68 anos - Bodas de Chumbo
69 anos - Bodas de Mercúrio
70 anos - Bodas de Vinho
75 anos - Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos - Bodas de Nogueira ou Carvalho

bodas-ouro1 ebp_2

6 de julho de 2009

IMPORTANTE – REGIME DE BENS

Vamos falar um pouco sobre as leis no que se refere ao regime de bens que os noivos pretendem adotar ao se casar.

civil

Na hora de começar os preparativos para o casamento, é natural pensar na festa, no vestido e nos mínimos detalhes da cerimônia. Unir-se a alguém em matrimônio, porém, envolve questões jurídicas importantes que devem ser discutidas e analisadas antes de subir ao altar.

Para que o casamento seja reconhecido legalmente no Brasil, deve-se realizar o casamento civil, registrado em cartório, com o intuito de oficializar perante documentos e comprovações a união estável e monogâmica entre duas pessoas de sexos opostos. Pois no Brasil não há regulamentação para a união homossexual.

assinaturas

O casamento, do ponto de vista econômico-jurídico, é encarado como uma sociedade conjugal, com presença de dois sócios: marido e mulher – meeiros ou não! O Código Civil Brasileiro de 1916, durante 87 anos, fez valer esta regra: “O regime dos bens entre cônjuges começa a vigorar desde a data do casamento, e é irrevogável.” – art. 230.

Mudança


Pois bem. A partir de 10 de janeiro de 2003, com a entrada em vigor do nosso novo Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002) – que teve uma tramitação nas casas legislativas do Congresso Nacional pelo longo período de 29 anos –, instituiu-se no país a possibilidade jurídica da mudança de regime dos bens no casamento. Eis uma significativa mudança implantada em nosso ordenamento jurídico. A propósito, diz o novo Código Civil: “É admissível a alteração do regime de bens, mediante autorização judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.” – art. 1.639, § 2o., CC.

Tipos de Regime de Bens no Brasil


No Brasil existem 4 tipos de regimes:
1- Comunhão universal de bens;
2- Comunhão parcial de bens;
3- Participação final nos aquestos; e
4- Separação de bens.


1- Comunhão Universal de Bens
Neste regime todo e qualquer bem dos cônjuges, seja um patrimônio obtido antes ou depois do casamento, torna-se comum aos cônjuges, independente de sua origem, seja compra, doação, herança ou qualquer outra forma de aquisição.
Antigamente esse Regime era o padrão, isto é, só não era esse se o casal manifestasse a vontade mudar para um dos outros regimes.

2- Comunhão Parcial de Bens
Neste regime torna-se bem comum do casal apenas o patrimônio adquirido a partir da data do casamento, exceto herança discriminada apenas para um dos cônjuges ou por inventário, o que por lei é de direito apenas do seu beneficiário. Este é o regime mais usado atualmente e é este que vigora quando o casal opta por nenhum regime.

3- Participação final nos aquestos
No regime de participação final nos aqüestos, cada cônjuge possui patrimônio próprio, consoante disposto no artigo seguinte, e lhe cabe, à época da dissolução da sociedade conjugal, direito à metade dos bens adquiridos pelo casal, a título oneroso, na constância do casamento.
Integram o patrimônio próprio os bens que cada cônjuge possuía ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer título, na constância do casamento.
A administração desses bens é exclusiva de cada cônjuge, que os poderá livremente alienar, se forem móveis.

4- Separação de Bens
Este regime é o oposto da comunhão geral de bens. O que é de cada um continua sendo, antes e depois do casamento. Exitem alguns casos em que a separação de bens é obrigatória:
1) para noivos menor de 16 anos ou maior de 60 anos;
2) para noivos que o contraírem com inobservância das causas suspensivas da celebração do casamento;
3) de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial;

Considerações finais sobre o post.

"O pacto pré-nupcial é o contrato assinado antes do casamento, relativo à eleição das regras que vão reger a vida patrimonial dos cônjuges, podendo conter outros ajustes. O acordo é importante para escolher um regime diferente da comunhão parcial. E para deixar clara a intenção quanto à divisão dos bens e das dívidas, bem como quanto à sucessão hereditária". (Palavras da advogada Ana Luiza Nevares, especialista em Direito de Família do escritório Bastos-Tigre)


E para completar um pacto ou contrato, ou regime de bens pode ser negociável entre o casal mas não podem contrariar o Código Civil Brasileiro e saibam que "Fidelidade e respeito mútuo não são ‘negociáveis".

CF%20113%20A

2 de julho de 2009

EXAMES PRÉ-NUPCIAIS

saude Hoje em dia, falar em exames pré-nupciais pode soar estranho para muitos, pois atualmente, quando os casais optam pelo casamento, grande parte já tem uma vida sexual ativa e já mora junto. Mesmo assim, o check-up nupcial deve ser item obrigatório na lista de providências pré-matrimoniais.

Os exames pré-nupciais são preventivos e têm como objetivo verificar as condições de saúde e de fertilidade do casal. São essenciais para os que desejam ter filhos. É o marco zero do planejamento familiar, afirma o especialista em Reprodução Humana, Joji Ueno, da Clínica Gera, em São Paulo.

Tão importantes quanto os detalhes da cerimônia, os exames que precedem o casamento são uma garantia para os noivos, pois são por meio deles que se diagnosticam doenças, tratáveis ou não, que possam interferir na vida sexual ou em futuras gestações.
Estes exames também são uma forma de prevenir, por meio de vacinas, doenças de maior risco para as gestantes, como a Rubéola.
Para a realização do exame pré-nupcial são consultados dois especialistas: um Clínico Geral e um Ginecologista, para as mulheres e, no caso dos homens, um Clínico Geral e um Urologista. E para ambos um geneticista.

Para a mulher:

exame-medico2
1- Grupo sanguíneo e fator RH(importante se é Rh negativo).
2- VDRL
3- Glicemia
4- Pesquisa e Hepatite B e C
5- Rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus
6- HIV(com consentimento do casal).
7- Citologia Vaginal(tratar fungos, bactérias, etc.)
8- Ultrasonografia Pélvica, ou transvaginal.(avaliação do útero, descartar miomas e outras patologias pélvicas).
9- Dosagens hormonais.
10- Sumario de urina
11- Parasitológico
12- Ultrasonografia mamária ou RX.
13- Colposcopia(a critério do profissional).

Para o homem:

como-lidar-com-uma-consulta-medica-decisiva

1-Espermograma com a finalidade de avaliar as condições dos espermatozóides, quanto a volume mobilidade, formas etc.
2-Grupo sangüíneo e fator Rh(de importância quando este é RH positivo e a parceira é Rh negativo)
3-VDRL(pesquisar sífilis)
4-Pesquisa de Hepatite B e C
5-Sumário de urina.
6-HIV(com o consentimento do casal)
7-Glicemia(para descartar Diabetes).
8-Sumario de urina.
9-Parasitológico

di_omeslfovkkb1kz8i5i7bskjfrp4k152bdn2-IDENTIFICADOR-235200795428 ACONSELHAMENTO GENÉTICO


Que é o acompanhamento pelo geneticista, juntamente com uma equipe multidisciplinar, é importantissimo principalmente se a mulher tem mais de 35 anos. Se tem historia de familiares que nasceram com má formação, com síndrome de Down, defeitos de tubo neural, etc. Se o casamento há consangüinidade, se existe familiares com retardo mental, defeitos congênitos, história de recém natos com morte súbita sem causa aparente na família dos cônjuges.
Obs: Os exames acima citados são a critérios do(a) medico(a) assistente. E visa somente o bem estar comum do casal.

Quanto antes, melhor

Esses exames não podem ser feitos em cima da hora do casório. Para dar tempo de corrigir ou tratar eventuais problemas, com infecções virais ou bacterianas, é necessário começar o check-up com pelo menos 4 meses de antecedência. Algumas vacinas como a da Rubéola demora 3 meses para fazer efeito e esse tempo também é importante para a mulher de adaptar bem ao anticoncepcional escolhido ou tratar doenças como a toxoplasmose.

Os exames pré-nupciais não são apenas para saber como vai a saúde,  mas também uma excelente oportunidade de esclarecer algumas dúvidas tais como saber qual é o melhor método anticoncepcional para a mulher, saber como fazer para não menstruar durante a lua-de-mel. A idéia delas, ao fazer o check-up, é saber se está tudo bem e tranqüilizar o parceiro.

Apesar da liberação sexual a partir dos anos 60, que estimulou as relações sexuais pré-matrimoniais, o casamento continua sendo o primeiro passo para a constituição de uma família. Os exames pré-nupciais também são oportunos no planejamento da chegada dos filhos.

%7B6ECFDE40-D395-4A18-832A-1BA3B04CDD54%7D_M%C3%89DICO-2
O significado de cada exame:
Hemograma - Verifica a presença de anemia ou alterações no sangue. É preciso tratar essas doenças, para que elas não sejam transmitidas ao bebê.
Tipagem sangüínea – Identifica o grupo sangüíneo e o fator Rh do casal. Se a mulher for Rh negativo e o futuro marido for positivo, vai ser preciso ter cuidados especiais na gestação e no parto.
Sorologia para hepatite – Se um dos membros do casal apresentar algum tipo de hepatite, é recomendável a vacinação, para não transmitir a doença para o feto.
Sorologia para sífilis (VDRL) – A doença, se não é tratada, pode acarretar má formação do feto.
Sorologia para rubéola – É a doença mais importante, porque causa maior dano ao feto. Se a mulher contrai a doença durante a gestação, o bebê terá problemas neurológicos graves. Se o exame der positivo, a mulher tem de ser tratada o quanto antes.
Sorologia para HIV – Detecta a presença do vírus da Aids no sangue do casal. Se der positivo, é recomendado o tratamento. E é importante a mãe saber que o vírus pode ser transmitido ao bebê durante a gravidez.
Espermograma – Mostra as condições de fertilidade do homem, ou seja, a quantidade de espermatozóides que ele tem. Se houver alguma infecção que provoque a diminuição dessa quantidade, ela é logo tratada. Com isso, é possível reverter o problema.
Toxoplasmose – É uma doença provocada por um protozoário e transmitida através do contato com pombos e gatos. O tratamento é muito importante, pois a doença também pode trazer danos ao feto.
Citomegalovírus -  Doença da família do herpes, é transmitida através da saliva, secreções do corpo e relações sexuais. Pode interferir na formação de órgãos e tecidos fetais.
Papanicolaou – É o famoso exame preventivo, que deve ser feito regularmente. Ele  previne o câncer de colo de útero e possibilita identificar infecções, que podem ser tratadas com medicamentos.
Ultra-sonografia pélvica – Avalia a anatomia dos órgãos femininos, para detectar problemas que possam interferir na gestação.
Alguns médicos também solicitam exames de fezes e urina, para detectar a presença de parasitoses e infecções que venham a trazer conseqüências indesejáveis no futuro.

Não deixe de procurar seu médico e fazer o pré-nupcial.

Gostou deste artigo? Então comente!!!

x1pc_jqddVOWRlRPZoRDmphynkHfJCVIr5L

1 de julho de 2009

CALCULADORA DE FESTA DE CASAMENTO

Olá amigos, clientes e visitantes.

A revista ISTO É GENTE disponibilizou uma calculadora de festas e acho que vale à pena dar uma arriscada…..É tipo um simulador de gastos.

Vale lembrar, que o cálculo tem como referencial São Paulo o que é bem diferente da realidade aqui no ES. Mas dá pra se ter uma base.

Eñtão mãos à obra:

Acesse: CALCULADORA DE FESTAS

img_mat_custo_casamento