Rico em tradições e costumes, o casamento atravessa os séculos alimentando o sonho romântico de casais apaixonados. Um ritual permeado de detalhes que só fazem aumentar seu encanto. Entre as principais passagens está o cortejo que abre a cerimônia com toda pompa e circunstância que a ocasião merece. Um momento de grande impacto cênico, onde noivos e demais envolvidos na boda obedecem às regras da liturgia que valorizam ainda mais esse momento sublime. Com muitas particularidades, apresentar um cortejo perfeito exige conhecimento prévio de seus preceitos. E com o intuito de colaborar nessa tarefa, segue uma seleção das mais freqüentes dúvidas elucidadas. Mas lembre-se, é importante ter uma cerimonialista para cuidar de todos esses detalhes, pois as pessoas participantes de todo o evento não deve ter esse tipo de preocupação. O(a) cerimonialista cuidará para que tudo saia perfeito e que nenhum detalhe será esquecido no calor da emoção que a ocasião oferece.
Quem recebe os convidados na chegada à cerimônia?
Numa cerimônia católica, cabe à equipe do cerimonial essa função, enquanto o noivo, seus pais e a mãe da noiva estão na sacristia com os padrinhos aguardando o início da cerimônia. Embora hoje em dia houve algumas mudanças na forma dos pais e padrinhos entrarem na igreja, tem sempre alguém que quer fazer como era a tradição.
Ainda prevalece o costume dos convidados assistirem a cerimônia religiosa em lados específicos na igreja ou templo?
Essa era uma prática mais tradicional, que já não se aplica. Atualmente os convidados se acomodam no espaço da cerimônia com mais espontaneidade, escolhendo o posicionamento que for mais conveniente. No entanto, se for de interesse dos noivos manter esse costume, a tradição indica que do lado esquerdo do corredor central, os bancos são destinados aos convidados da noiva; e do lado direito, aos convidados do noivo. Porém, lados contrários podem ser preenchidos na medida em que isto se fizer necessário para que todos tenham assento. Para facilitar essa distribuição, uma pessoa do cerimonial pode ficar encarregada de receber os convidados à entrada e orientá-los quanto ao lado que devem ocupar, indagando se são convidados da noiva ou do noivo. Da mesma forma alguns lugares mais nobres, como os assentos da primeira fila (quando há assentos), podem ser reservados com uma etiqueta, para acomodações de convidados mais importantes ou mais idosos.
O Atraso da noiva é uma tradição que deve ser seguida?
O atraso da noiva não deve ultrapassar 30 minutos. Mais do que obedecer um costume, o objetivo desse atraso é também garantir a chegada de todos os convidados. HOJE EM DIA O ATRASO DA NOIVA NÃO É MAIS USADO E É CONSIDERADO DESELEGANTE E DESRESPEITOSO PARA COM OS CONVIDADOS. A dica é que, se seu casamento será por exemplo às 19:30hs, você coloque no convite que será às 19:00hs. Desta forma todos estarão presentes na hora certa.
O início do cortejo deve ser anunciado?
Não existe nenhum tipo de regra ou tradição específicas para iniciar um cortejo nupcial. Em geral, é a música que determina esse momento quando a cerimonia é realizada em templos religiosos. Entretanto ao se tratar de uma cerimonia no mesmo local da recepção, normalmente o Dj convida a todos para se dirigirem ao local onde será realizada a cerimonia.
Como é a ordem de entrada do cortejo?
Cabe lembrar que o lado esquerdo da sacristia é destinado a noiva, seus familiares e aos padrinhos da noiva, enquanto o lado esquerdo é destinado ao noivo, seus familiares e aos padrinhos do noivo.
Em uma cerimônia católica, é usual o noivo aguardar a noiva no altar, junto aos seus pais, a mãe da noiva e os padrinhos (Caso 1).
Hoje, é bastante praticado um cortejo iniciado pelos padrinhos – porque eles são as testemunhas do casamento, logo devem assistir toda a cerimônia (Caso 2).
Esclarecendo as duas formas de cortejo:Entrada do noivo
Primeiro caso:
1- Ordem de entrada: (resumo)
Sempre se preocupando com uma pausa na entrada para que o corredor fique livre
- Noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo;
- Pai do noivo com a mãe da noiva ao seu lado esquerdo;
- Casal de padrinhos da noiva;
- Casal de padrinhos do noivo;
- Intercalando os padrinhos;
- Daminhas e pajens;
- Noiva com pai da noiva ao seu lado esquerdo.
A medida que for chegando no altar, o noivo com sua mãe e seus padrinhos vão ficar do lado direito de quem entra na igreja, enquanto a mãe da noiva e os padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo. O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva no altar, momento no qual ele assume sua posição junto a mãe do noivo.
Depois entra(m) a(s) dama(s) e pajem(ns) e, logo em seguida, a noiva com seu pai do lado esquerdo (inverso dos demais). Quando a noiva chegar no altar, o noivo vem em sua direção, cumprimenta o pai da noiva com um aperto de mão e dá seu braço esquerdo à noiva (nesse momento a noiva troca de mão o buquê).
Cumprimentos aos familiares após a cerimônia: A noiva cumprimenta a família do noivo e o noivo se dirige a família da noiva para cumprimentá-los, em seguida cada qual cumprimenta seus familiares, ao fim se abraçam, viram-se de costas a sacristia;
Na saída, o noivo dará o braço direito à noiva (a qual trocará o buquê de mão), iniciando assim a saída. A(s) dama(s) e pajem(ns) os seguem e depois os pais da noiva, do noivo e padrinhos podendo ser alternadamente ou primeiro saem os padrinhos do noivo e logo após os da noiva.
Segundo caso:
2- Ordem de entrada: (resumo)
Sempre se preocupando com uma pausa na entrada para que o corredor fique livre.
- Homem sempre dando o braço direito a mulher. (O contrário da forma 1)
- Casal de padrinhos da noiva;
- Casal de padrinhos do noivo;
- Intercalando os padrinhos;
- Mãe da noiva com pai do noivo;
- Noivo com mãe do noivo;
- Daminhas e pajens
- Noiva com seu pai do lado esquerdo
Cumprimentos aos familiares após a cerimonia: A noiva cumprimenta a família do noivo e o noivo se dirige a família da noiva para cumprimentá-los, em seguida cada qual cumprimenta seus familiares, ao fim se abraçam, viram-se de costas a sacristia;
Na saída, o noivo dará o braço direito à noiva (a qual trocará o buquê de mão), iniciando assim a saída. A(s) dama(s) e pajem(ns) os seguem e depois os pais da noiva, do noivo e padrinhos podendo ser alternadamente ou primeiro saem os padrinhos do noivo e logo após os da noiva.
Boa tarde
ResponderExcluirNo casamento da minha prima tera um casal de daminha e pagem, uma dama pre adolescente para levar as alianças e uma daminha florista que entregara rosas aos presentes na igreja. Minha pergunta é a seguinte qual será a ordem de entrada dessas crianças e da jovem menina? Grata Gisele Rodrigues
lemos-gisele@ig.com.br
Muito bom seu artigo! Representa bem o passo a passo do Cerimonial no casamento! Abs, Michelle Magina - Mais Cerimonial - http://www.maiserimonial.com.br
ResponderExcluirUma dúvida, tenho a daminha que jogará flores para a minha entrada e outra para conduzir as alianças, como seria a entrada nesse caso? Aguardo, grata. marleideflira@gmail.com
ResponderExcluirmeus filhos vao casar juntos os dois irmãos como dever ser a entrada e posição no altar ?
ResponderExcluirUma dúvida.
ResponderExcluirA entrada dos pais no noivo. É necessariamente o pai do noivo com a mae da noiva / pai da noiva com a mae do noivo??
Se não .. Como fazer que os casais entrem juntos.
Mirianeloisa@gmail.com
excelente!
ResponderExcluirPerfeito...tudo o que eu procurava.Obrigada
ResponderExcluirMuito bem explicado parabéns
ResponderExcluir