A palavra aliança significa simplesmente um acordo entre duas partes, que podem ser indivíduos, grupos ou nações. No caso do casamento, é um acordo selado entre duas pessoas que se amam e utilizam esse par de anel para simbolizar essa união.
As alianças são um símbolo de compromisso, de amor, muito forte e marcante. Reconhecidas no mundo inteiro, como uma indicação de fidelidade a alguém. Toda pessoa que usa uma aliança está ligada a outra. É um elo. Ela modifica a maneira como as pessoas interagem com você.
O seu significado é de amor permanente, um círculo sem início ou fim, uma alusão à eternidade.
As pessoas trocam e usam alianças tão automaticamente que nem se questionam qual é o seu significado. Aceitam esse ritual passivamente e nem imaginam a história que existe por trás dessa tradição.
Algumas histórias têm explicações diferentes. Existem muitas versões para o costume da aliança como símbolo de compromisso, mas nenhuma foi realmente comprovada.
Os egípcios acreditavam que nesse dedo (anelar) existe uma veia que está ligada diretamente ao coração. Então, a aliança colocada sobre essa veia estaria também ligada ao símbolo do amor.
Na Inglaterra medieval, a noiva usava inicialmente a aliança no dedo polegar (era moda nessa época) e no casamento o noivo ia mudando a aliança de dedo, enquanto recitava "Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo". A cada menção, um dedo. Assim, do polegar chegava ao anelar e aí permanecia para sempre.
Outra é a de que o dedo anelar, da mão esquerda é o menos utilizado de todos os dez dedos. Dessa forma, a aliança ali corria menos riscos e estava mais protegida. Assim, também o amor do casal.
As alianças iniciais eram de ferro e como ele enferruja, foram com o tempo sendo substituídas por metais mais nobres, como a prata e o ouro.
Fonte: BBEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.