25 de fevereiro de 2010

CASAMENTO ECOLOGICAMENTE CORRETO

Muito já se tem falado sobre a Casamento Eco ou Casamento Verde (Eco Wedding ou Green Wedding), a nova onda em matéria de casamento.

ecochicweddinghomeshow-front-450

Mas o que isso realmente significa?

Um "Eco Casamento" é  aquele que leva em consideração os impactos ambientais e sociais da ocasião. Isto inclui tudo, desde os convites até mesmo a lua de mel.

A seguir um texto de Edméa Ferreira que explica muito bem como realizar um casamento ecologicamente correto.

A idéia é preservar a natureza e surpreender os convidados com a organização e as novidades de um eco-evento. Para os ecologicamente corretos, esse é o casamento dos sonhos.  As festas verdes, como são chamadas, tornam-se bastante populares para os que gostam de mostrar o quão importante é fazer a diferença quando o assunto envolve a preservação do meio ambiente.

Cada detalhe deve ser minuciosamente pensado, desde a escolha do lugar até a origem dos produtos a serem servidos. É preciso se preocupar com toda a logística e sustentabilidade, levando em conta o menu, a decoração e até mesmo as lembrancinhas. Atualmente, há diversos recursos inusitados para o eco-evento. Garrafas pet não são os únicos produtos recicláveis. Seda, algodão natural e flores deixarão o casamento ainda mais lindo e elegante, desde que não infrinjam nenhuma ‘regra verde’. “A sustentabilidade é um caminho sem volta, não dá para trabalhar sem se preocupar com o social e ambiental. Mas, também, é um caminho sem fim, pois inúmeros produtos e serviços podem tornar-se sustentáveis”, explica Fábio Interaminense, diretor-executivo do Grupo Ecco, empresa especializada em eco-eventos. A receita para uma celebração ecológica e com estilo é a simplicidade.

materia6casamentoarlivre1Além da cerimônia, que deve conter itens ecologicamente corretos, os casais de hoje se preocupam também com a emissão de carbono gerada pelo evento. Existe até uma calculadora online (carbonfund.org/weddings) que permite calcular a emissão de carbono mediante o número de convidados, os vôos que serão necessários e os hotéis que serão usados por eles. Recursos sazonais, como frutas e flores da estação são perfeitamente aproveitáveis. Eles agradam, surpreendem e tornam a ocasião inesquecível.


Preserve os recursos locais

Para preparar um casamento ecologicamente correto, saiba que todos os elementos devem estar em harmonia. Faça a cerimônia e a festa no mesmo lugar. Assim seus convidados não terão que usar carro para se deslocar.

ane Pouco adianta usar papéis recicláveis e recepcionar os convidados em um espaço que prejudique o meio ambiente. O ideal seria optar por um local com muito verde. Árvores naturais, gramados bem verdinhos, um jardim botânico ou até mesmo uma bela praia. O local por si só deve remeter os convidados ao perfil “natureba” dos noivos. Outra opção bastante procurada são os museus, associações ou galerias de arte abertas para a realização de eventos. Quando possível, procure preservar os encantos naturais do local. Para a compra das flores, opte por fornecedores localizados próximos da festa, contratá-los significar estimular o desenvolvimento do comércio local e, por tabela, poupa a atmosfera de gases poluentes produzidos pelo transporte de cargas. O mobiliário também deve ser ecologicamente correto.
Em festas verdes os móveis devem ser locados de empresas que incentivam a preservação da natureza, com matérias-primas reutilizáveis ou oriundas de reflorestamento.


Iguarias orgânicas

567_1215516417_1324_1211560024_org-5[1] Misture gostos, sabores e encante os presentes com quitutes orgânicos. O catering não precisa ser, necessariamente, vegetariano.
Um menu interessante pode conter carne de soja, açúcar orgânico, casca de banana-verde e outros ingredientes alternativos. Segundo o chef Renato Caleffi, do Lê Manjue Bistrô, é possível agradar a quase todos os convidados, afinal qualquer alimento convencional pode ser substituído pelo orgânico. “Estes pratos têm mais beleza, aroma e sabor. Quando associados aos condimentos indianos geram uma prazerosa satisfação”, explica Renato. As frituras e os refrigerantes dão espaço aos antepastos e sucos funcionais. O cardápio poderá conter uma grande variedade de receitas tornando o casamento uma satisfatória degustação de novos sabores. Apesar de ter um custo mais elevado do que um bufê convencional, os orgânicos agregam valores socioambientais ao evento.

Evite usar copos, pratos e talheres descartáveis, prefira os biodegradáveis ou louça. Não esqueça da “Gestão de Resíduos”: solicite que seja feita coleta seletiva e reciclagem do lixo gerado.


À luz do dia

casamento_noronha

 

Nada mais belo do que aproveitar os raios solares naturais na hora de comemorar. Casamentos à luz natural reduzem custos e gastos com eletricidade. Dependendo da época do ano, a cerimônia pode ser feita ao ar livre. Evite imprevistos e contrate uma empresa de coberturas, de preferência aquelas que utilizam o plástico transparente, para não maquiar a beleza do local. Na decoração da festa, a iluminação por velas cria um ambiente romântico, acolhedor e de energia mais limpa. Vela à base de soja é ecologicamente correta e dura mais tempo do que a convencional.

 

 

Convites e cartões

Esta pode ser considerada uma das partes mais importante de um eco-evento. Opte por papéis recicláveis ou materiais alternativos que não prejudiquem o ambiente. Atualmente, eles são acessíveis e tão bonitos quanto os não-recicláveis. Se julgar mais fácil, solicite cartões de agradecimento de associações sociais, como UNICEF e a AACD. Ainda que reciclável, economize papel. Não é necessário imprimir mapas ou informações adicionais e anexá-las ao convite.

Uma alternativa prática e viável são os convites virtuais e os sites de casamentos,6-tendencias-casamentos-2010 os quais providenciam a entrega de todas as informações extras aos convidados. Basta colocar no convite os dizeres: “Para saber mais detalhes, não deixe de visitar o nosso cantinho na web”. Atendendo ao crescimento da demanda dos eco-eventos, o Grupo Eco oferece o papel-semente, um produto que tem despertado o interesse dos noivos por ser tão requintado quanto qualquer outro e ainda conter um diferencial interessante: ele pode ser plantado e florescer. Imagine-se recebendo um convite de casamento, que posteriormente você poderá plantar em no seu jardim. O papel-semente é artesanal, 100% biodegradável, e quando plantado e cuidado corretamente, tem suas sementes germinadas, dando origem a hortaliças como rúcula, agrião e cenoura. “Fiquei impressionado com a excelente receptividade que o papel alcançou. Vale frisar que, quando o convite for enviado, lembre de colocar um tag ou bilhete explicativo sobre essa função e o que pode ser feito com o envelope”, ressalta o diretor-executivo do grupo, Fábio Interaminense.

Trajes apropriados

A noiva, estrela principal da festa, pode escolher um vestido de algodão orgânico ou seda. É muito importante prestar atenção nos tecidos e certificar-se de que não possuem materiais sintéticos ou tingimentos químicos. Se não pretende guardar o vestido após o casamento pode-se vender, leiloar ou doar o valor para uma instituição de caridade. Outra escolha bastante comum entre as noivas ecologicamente corretas é o uso de um vestido vintage.
Aquele usado pela mãe ou avó, peças assim deixam o clima nostálgico e não menos requintado do que se a anfitriã trajasse um vestido feito exclusivamente para a ocasião.Se optar por um novo, não utilize tecidos sintéticos ou tingimentos químicos. A estilista Alba Martins criou um vestido de linho puro, que é uma fibra totalmente natural, livre de produtos químicos, adornado com fitas de seda natural tingidas com chás de plantas, em várias nuances, para um casamento diurno. “É possível ser ecologicamente correto, sem precisar usar garrafas pet ou outros elementos alheios à estética dos trajes de noite”, recomenda a profissional.

Ele é feito com algodão orgânico e fibras de bambu. A fabricante, Poetic Justice, é especializada na confecção de roupas feitas com materiais que não agridem a natureza. No site da empresa você pode ver mais modelos que não agridem o ambiente.

Incentive as madrinhas a escolherem um vestido que possam usar depois. Se não pretende guardar o vestido de noiva ou o terno do noivo como recordação doe-os a alguma instituição depois do casamento. Poderá mesmo vendê-los e doar o valor proveniente dessa venda para causas ambientais.

Na loja de Adele Wechsler tudo é pensado colocando o meio ambiente em primeiro lugar. Abaixo você vê um dos modelos da nova coleção e clique aqui para entrar no site de Adele e ver outros modelos ecologicamente corretos.

Bolo e Chocolates

105152post_foto Café, chocolate e todos os outros produtos necessário à festa podem ser adquiridos em lojas de “comércio justo” (conhecidas como fair trade), negociar com elas significa ter a certeza de que os agricultores receberam um preço plausível pela produção, e que foram cultivados sem prejudicar a natureza. O café e outros itens industrializados são também comercializados por uma empresa certificada como ecologicamente sustentável, é só procurar. O bolo — preferencialmente orgânico — para adequar-se à conduta ética dos demais preparativos não terá provavelmente a beleza dos glacês ou pastas americanas, mas certamente será muito mais balanceado e saudável, por conta dos ingredientes naturais contidos em sua composição, e terá aquele gostinho de feito em casa, que tanto agrada as pessoas em geral. Há empresas especializadas na fabricação de bolos orgânicos.

Lembrancinhas

Que tal oferecer plantas ou algo que floresça como tulipas, sementes de flores,1-90 ervas aromáticas ou miniárvores como lembrança da comemoração? Há também a opção dos kits de chá e café orgânico, acompanhados de biscoitos de canela feitos em uma padaria local, e personalizados com o nome dos noivos em papel reciclado. Pequenos frascos de compotas e mel biológico são lembranças originais. Existem agências de criação especializadas em brindes como estes, o Grupo Eco, por exemplo, oferece opções diferenciadas, entre elas caixas, porta-retratos e material de escritório, todos produzidos com madeira certificada. Opções mais versáteis e originais como minibolsas ou nécessaires de algodão, naturalmente colorido, e os delicados vasos de cerâmica fabricados por uma comunidade da Serra da Capivara, no Piauí, são bem-vindos.

 

Buquês, flores e mais flores

buque_Tarde Celebrar a natureza é a melhor forma de demonstrar as boas intenções dos noivos.
Plante uma árvore em sua lua-de-mel, ela pode ser futuramente o símbolo da união do casal, e preservá-la é uma ótima forma de comemorar os aniversários de casamento que estão por vir. “Para a decoração da festa, o ideal é que escolha apenas flores sem tratamento com pesticidas e que ao mesmo tempo possuam aromas envolventes e delicados”, frisa Fábio do Grupo Ecco. Peça a florista para usar espécies locais e da época, a dica serve para o buquê. Se a ideia for tornar o arranjo requintado, invista na joalheria, em um belo leque sevilhano ou flores de seda e algodão orgânico. As flores de tecido sintético ou à base de plásticos não são boas opções, pois produzem resíduos perigosos ao ambiente.

Tradições
Sabia que jogar arroz nos noivos pode ser perigoso para os pássaros? (eles podem até morrer se comerem o arroz cru caído no chão)


Jóias recicladas

567_1197456609_11

 

Quanto à escolha das alianças, certifique-se de que os diamantes são sintéticos ou procure uma joalheria reciclável. O que é isso? Locais onde o ouro é derretido e aproveitado para fazer uma nova peça, este metal tem a mesma qualidade de um que nunca foi derretido.

 

Cabelo e Maquiagem

Na hora da produção, deixe de lado o secador e a chapinha e prefira um penteado mais natural, economizando energia. Preferencialmente, opte pelos cosméticos de origem natural, ou seja, aqueles que não são testados em animais e que possuem matéria-prima produzida por populações desfavorecidas e subdesenvolvidas, uma forma paralela de auxiliar o desenvolvimento sustentável das mesmas.

 

Presenteie os noivos

É sugerido que os convidados sigam a mesma linha da comemoração. Sendo assim, os presentes deverão ajustar-se à ala dos ecologicamente-corretos. Alguns casais preferem investir nas listas de presentes beneficentes. Com elas, doações para entidades de assistência social podem ser feitas em nome dos noivos. Se os anfitriões não disponibilizarem qualquer entidade ou ONG, é recomendável fazer donativos a uma instituição de caridade, museu ou parque natural em nome dos convidados, pedindo à instituição que em troca assine um cartão pessoal (comprovante) de donativos. Muitos casais pedem como presente que os convidados plantem árvores.

Lua de Mel
brotaseco

 

 

A escolha do local deve ser bem pensada. Opte por lugares que sejam adeptos do eco-turismo, ou que tenham políticas de planejamento e desenvolvimento sustentável. Além de desfrutarem de paisagens lindíssimas e relaxar ao contato da natureza, estarão incentivando a preservação e colaborando com o desenvolvimento das comunidades locais.

 

Texto: Edméa Ferreira

Dicas para uma cerimônia que respeite a natureza:


1) Imprima os convites em papel reciclado ou reciclável, ou ainda em papéis não derivados de árvores. Procure gráficas que ofereçam estas opções.
2) Selecione flores orgânicas, escolha as que são originárias de sua região ou considere alugar plantas para as mesas.
3) Dê apoio às fazendas locais comprando produtos regionais, da estação. E dê preferência a alimentos orgânicos - isto promove a agricultura sustentável.
4) Opte por anéis de época ou compre biojóias, que misturam metais e materiais naturais.
5) Compre um vestido de noiva feito de materiais orgânicos com algodão ou seda, ou opte por um já usado. Com alguns ajustes ele pode ficar perfeito em você!
6) Escolha um "hotel verde" para passar a lua-de-mel. Eles oferecem atividades que economizam água e energia. Visite o site www. greenhotels.com para ver algumas opções.
7) Recicle quando a festa acabar. Doe as flores para um hospital; mande a comida que sobrar para um abrigo e não esqueça de separar o lixo.Seja criativo.


Não há nada que impeça você de reiventar as próprias tradições!

567_1197286870_2 567_1197286879_8

567_1197286880_9 567_1197288677_7

567_1215516013_1324_1211560024_org-4[1] 567_1215516013_1324_1211560024_org-3[1]

casamento-cenario-jatoba-001 casamento_21 

divgreen

11 de fevereiro de 2010

4 de fevereiro de 2010

NOVIDADES DA FEIRA DE NOIVAS EM SP 2010

Feira em São Paulo apresenta novidades para as noivas. Esta é manchete da reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo para as novidades apresentadas na Expo Noivas & Festas que começou hoje (04/02) em São Paulo.sl-1Lembram do post que coloquei sobre o Buquê com led que mudam de cor conforme o estado emocional da noiva?  Ele está na feira também e isso quer dizer que acho que já dá para comprar no Brasil.

Veja o vídeo da Reportagem na íntegra.

 
Vou ficar de olho para saber de todas as novidades e postar aqui para vocês.
 
Beijosss.
Não esqueçam de deixar um comentário.
2jjt

CASAMENTO E SAMBA – UMA BOA COMBINAÇÃO

O QUE DEUS UNIU O SAMBA ABENÇOA.

Começou no Rio, mas já se alastrou para outras grandes cidades a surpresa que os noivos estão oferecendo nas festas de casamento: ESCOLA DE SAMBA.

Escola-de-Samba-Imp%C3%A9rio-do-

Uma maneira bem legal de transformar o casamento inequecível não só para os noivos mas também para todos os convidados.

Que tal? Imagine uma escola de samba entrando de surpresa em sua festa de casamento? Um show de luzes, cores e muita, mas muita animação é o que oferecem as escolas de samba para você e seus convidados. A contratação dessas baterias já virou mania nas festas mais concorridas da cidade.

10_MHB_rio_casamento Para se ter uma idéia do custo, andei pesquisando na Net. Para contratar a  minha querida Mangueira, por exemplo fica de R$5.000,00 a R$7.500,00. É meio salgadinho, mas já existem mini-baterias ou bandas especializadas que você pode contratar por um preço mais acessível.

Para nós aqui da Grande Vitória, o custo fica entre R$2.500,00 a R$5.000,00. E olha que nossas escolas são show. Mas em ambos os casos tudo depende do que exatamente você quer, quantos componentes….tamanho do espaço…enfim…tem que conversar para ver o que fica melhor para sua festa e para seu bolso.

Veja matéria sobre que saiu no O Globo: CLIQUE AQUI

Essa matéria é de 2008 mas agora que a onda pegou pra valer.

Para os noivinhos daqui do Espírito Santo, encontrei um vídeo para que você conheça mais sobre nossas Escolas de Samba.

Caso alguma noiva ou noivo tenha interesse em contratar uma das nossas escolas de samba entre em contato comigo pelo telefone 8139-3780 que passo os contatos.

KL2