8 de novembro de 2009

ANEL DE 15 ANOS

Um dias desses me ligou uma menina querendo saber em qual dedo se usa o anel de 15 anos.

Há pouca coisa na Net sobre festas de debutantes embora elas aconteçam com mais frequência do que se tem notícia.

Então hoje vou falar sobre o anel de 15 anos para tirar dúvidas da menina que me ligou e também dos meus leitores.

Item-34052-180

Dar uma festa de 15 anos por sí só já é um grande presente, mas assim como no casamento, nas festas de 15 anos também tem algumas tradições que já existem há muitos anos e que são usadas até hoje e que eu particularmente acho muito legal.

Para as meninas que completam 15 anos há a tradiçao do pai ou padrinho presenteá-la com uma jóia: o mais tradicional é o Anel de Brilhantes.

Historicamente essa festa é um rito de passagem em que os pais apresentam sua filha à sociedade, pois agora ela não é mais uma criança e sim uma mulher, tanto que o termo debutante origina da palavra francesa débutant que significa iniciante.

Joia_anel_de_noivado-794790 Assim como a troca de vestidos, a valsa, os casais, as velas, entre outras partes dessa cerimônia, a entrega da jóia é mais uma simbologia para representar essa mudança para a jovem aniversariante. Afinal, quando criança não era permitida usar jóias, somente as mulheres mais velhas usufruiam desses adornos.
Geralmente a entrega do presente, nas festas mais tradicionais, é na 3ª parte da festa, o baile. Nessa hora do aniversário entram os 14 casais, o príncipe, se houver, os padrinhos e pais e após todos já estarem acomodados no local é a vez da princesa entrar já com sua roupa de valsa. Antes de dar inicio às danças, normalemnte é o pai quem coloca a jóia em sua filha. Mas isso não é uma regra. Comprar o presente pode partir tanto dos pais como dos padrinhos. Caso a iniciativa parta do padrinho, pode ser ele a presentear a enteada no momento da cerimônia.

Então respondendo à pergunta sobre em que dedo usar, caso a jóia seja um anel, o pai ou padrinho deverá colocá-lo no dedo médio da mão direita. Mas não há também restrições em se usar no dedo anelar da mão direita.

beymu0

8 comentários:

  1. Obrigada! Eu ganhei meu anel de 15 na minha festa, porém eu usava no dedo anelar, enquando algumas amigas minhas usavam no dedo médio... fiquei na dúvida!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e gostaria de lhe pedir um favorzinho... Meu aniversário de 15 anos é daqui a três meses e eu gostaria de saber, de acordo com as tradições, qual o presente que cada integrante da família deve dar.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Mais queria saber mais sobre a festa de 15 anos..de qual w a hora de que primeiro estou totalmente por fora.minha filha vai fazer 15 anos e não sei nada!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que é no dedo médio.. Recorri ao google porque pensei que fosse no anelar, mas não teria como porque uso aliança de compromisso.. Aí sabe né... Festa chegando, uma preocupação atrás da outra.. Rs' daí encontrei essa postagem, muito obrigada! :*

    ResponderExcluir
  5. Obrigado eu vou ter minha festa de 15 anos e estava na duvida .

    ResponderExcluir
  6. O padrinho tem que colocar o sapato no pé debutante?

    ResponderExcluir
  7. Oi minha filha vai comemorar seus 15 anos no próximo final de semana.
    Eu já fiquei sabendo que ela ganhará 2 anéis, o que deverá ser feito? Estou em pânico, pois tenho receio de que se crie um mal estar.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.