14 de maio de 2012

Procon orienta sobre a contratação de serviços para o casamento

Cartilha fala sobre locação de trajes, foto e vídeo e outros assuntos.

Noivos devem ficar atentos e consultar a situação das empresas.

 

Com o objetivo de orientar os casais que vão casar neste mês de maio, o Procon elaborou o manual dos noivos. Lista de presentes, locação de trajes, contratação de bufê, serviço de fotografia e vídeo são alguns dos temas tratados pelo informativo.

A diretora do Procon de São Carlos, Juliana Rossi, orienta que antes de fechar a contratação, os noivos podem pesquisar a situação dos fornecedores no cadastro de empresas no site da Fundação Procon, nos sites da Junta Comercial de São Paulo e da Receita Federal.

 

A cartilha pode ser consultada no site do Procon.

 

Manual dos noivos está disponível na internet (Foto: Reprodução)Manual dos noivos está disponível na internet
BAIXE O MANUAL AQUI

Confira algumas dicas:

Igreja, templos, sinagogas e centros religiosos
O local religioso pode oferecer, mas não obrigar, um pacote de serviços que inclua decoração, música, buffet, foto e vídeo. Porém, o regulamento do local escolhido deve ser seguido. Por isso é importante conhecer primeiro quais são as normas para depois contratar o tipo de serviço.

O casal deve exigir um documento assinado, discriminando tudo o que for combinado. Caso existam outros casamentos no mesmo dia todos devem assinar este documento.

Cartório
Para o casamento civil, os noivos devem procurar um cartório de registros e verificar os valores cobrados e procedimentos necessários. O cartório competente é aquele que atende ao endereço residencial atual ou futuro de um dos noivos.

O casamento civil é gratuito para a população de baixa renda, mas muitas pessoas não sabem que tem esse direito.

Convites
É recomendável que este serviço seja contratado com uma boa antecedência em relação à data do evento, se ocorrerem problemas ainda haverá tempo para acertos. Também é importante solicitar a empresa que antes da impressão final seja feito um croqui ou layout dos convites. Assim é possível evitar erros na grafia de nomes, tipos de letras ou inscrições inadequadas.

Festa
Depois de definir o número de convidados, deve-se solicitar às empresas um orçamento com a quantidade e os preços de cada item, assim como as formas de pagamento. Com esse documento é possível comparar os preços para uma escolha dentro de seu orçamento.

Ao fechar a contratação do serviço, tudo o que for tratado verbalmente deverá estar discriminado minuciosamente em contrato.

Trajes
É fundamental exigir um contrato detalhando: tamanho, cor tipo de tecido, modelo, apliques, data da entrega e devolução, se a lavagem está inclusa no preço do aluguel, valor e condições de pagamento. É importante também fazer uma vistoria na roupa no momento da retirada.

Foto e vídeo
O casal deve verificar e definir com clareza e por escrito os seguintes pontos: se o álbum está incluso, qual o número de páginas, se o estojo está incluso e qual o modelo. Se existe um número mínimo de fotos caso as outras não agradem. Valor e formas de pagamento e data de entrega.

 

Fonte: G1

Aplicativo para casamentos conecta convidados antes do grande dia

“Weduary” dá ferramentas para os noivos criarem um site para o casamento.
Se um convidado for sozinho, seção de 'flertes' mostra convidados solteiros.

 

Vai se casar? Um novo aplicativo da web permite que os noivos criem uma rede social que conecta os convidados entre si antes do grande dia. O Weduary (acesse aqui) fornece uma maneira simples de criar um site moderno para o casamento e permite que o casal convide pessoas pelo Facebook.
O site diz aos convidados quais de seus amigos do Facebook também comparecerão e assinala as pessoas no evento que podem ter interesses e amigos em comum. Se um convidado for sozinho, a seção de "flertes" do site mostra outros convidados solteiros que estarão lá. "Nós estamos dando às pessoas uma cola de quem conhecer nesses grandes eventos de casamento", disse Brit Morin, CEO da Brit & Co., a marca digital por trás do Weduary.

image

Além de conectar os convidados, o site fornece detalhes sobre a data e a hora do casamento, informações do hotel e um link para a lista de presentes do casal. Cada convidado também tem seu próprio perfil. "O site diz em que hotel eles estão ficando, quando chegarão ao evento, a sua história favorita da noiva e do noivo e seu telefone celular", explicou.
Informações no site podem ser úteis para ajudar os convidados a coordenarem planos de viagem, ajudarem na lista de presentes ou dividirem acomodações. Morin disse que ela teve a ideia enquanto planejava seu próprio casamento, no ano passado.
"Não apenas os modelos, temas e projetos gráficos dos sites são desatualizados, mas também não encontramos nada que fosse de natureza social", disse ela, acrescentando que os casais estão optando por aumentar os registros não-tradicionais dos casamentos.
Morin acredita que a indústria do casamento está madura para a inovação. Sua empresa também está trabalhando em um aplicativo para iPhone que vai aproveitar comunicação em tempo real entre convidados de outros casamentos.
Cerca de 70% das noivas criam um site pessoal do casamento, de acordo com uma pesquisa realizada em 2011 pelos sites TheKnot.com e WeddingChannel.com.

 

Fonte: G1

Dieta para Noivas é sucesso nos Estados Unidos: Emagreça 10k em 10 dias

O método radical é chamado de K-E. Depois de tomar uma anestesia local, um tubo é inserido pelo nariz e chega até o estômago da paciente, bombeando uma mistura de água, proteína e gordura.

Esta dieta “milagrosa” surgiu nos Estados Unidos e depois que foi divulgada, virou febre entre as noivas que querem emagrecer antes do grande dia  e também para outras pessoas que queiram emagrecer.

Nos Estados Unidos, a nova moda é uma dieta que é o sonho de toda noiva: perder peso rápido pra caber no vestido. Já tem brasileira de olho no tal método, mas os riscos são muito grandes.
É o momento mais aguardado por muitas mulheres. Tudo tem que estar perfeito. As flores, o cabelo, o vestido e o peso!
Com a data marcada para junho, Jessica Schnaider queria perder 5kg até o casamento. “Eu não tenho uma hora e meia por dia para fazer exercícios, então decidi pedir a ajuda de um médico. Foi quando descobri esta nova dieta e decidi tentar”, conta a noiva.
Ela escolheu um método radical para perder peso: uma dieta chamada K-E. Jessica passou oito dias se alimentando exclusivamente por um tubo.
Uma clínica na Flórida diz que em dez dias de tratamento o paciente pode perder até 10kg. Depois de tomar uma anestesia local, um tubo é inserido pelo nariz e chega até o estômago.
A paciente não precisa ficar hospitalizada, mas tem que carregar um aparelhinho em uma bolsa aonde quer que vá. É ele que bombeia para o tubo uma mistura de água, proteína e gordura que soma 800 calorias por dia. Uma mistura que, segundo o doutor Oliver, queima a gordura, mas preserva os músculos.
Jessica conta que ficou feliz com o resultado e que durante a dieta não sentiu fome. O mais difícil, segundo ela, foi ter que explicar às pessoas que ela não estava doente e que o tubo era para perder peso.
Além de ter coragem, é preciso ter uma boa economia para pagar por essa dieta: os dez dias com o tubo custam, em média, o equivalente a R$ 2,7 mil. Entre os efeitos colaterais o paciente pode sentir tontura, náusea e prisão de ventre.
E, segundo muitos médicos, essa perda de peso rápida pode prejudicar e muito a saúde, além de não garantir a manutenção do peso.
“Problemas de potássio e sódio que predispõe a doenças cardíacas. Problema de ritmo cardíaco e até cálculo renal. Essa dieta não muda o metabolismo do corpo, então não é uma solução a longo prazo. É uma coisa bastante imediata, uma solução a curto prazo. É perigosa”, explica a médica Ane Elise Engel, especialista em obesidade.

Efeitos colaterais comuns: prisão de ventre, náusea, fraqueza e tontura.
Contra indicações: não é indicada para hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, idosos e para quem possua alguma doença crônica ou disturbios alimentares.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo: 


Se você também achou "assustadora" essa ideia de fazer uma dieta por sonda durante alguns dias apenas para emagrecer antes do casamento, fique feliz em saber que existem outras alternativas (até mais fáceis) que a dieta K-E. 
"Perder 5 kg para entrar no vestido é perfeitamente possível com um processo de reeducação alimentar no qual se aprende a fazer melhores escolhas alimentares, não só para perder peso "emergencialmente" , mas para manter os resultados a longo prazo", explica a nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), em entrevista ao site Corpo a Corpo.