26 de novembro de 2009

FALTAM IGREJAS EM VITÓRIA PARA CASAMENTO

Está faltando igreja para casamentos em Vitória. Nossas noivas andam desesperadas com esse problema. Tem igreja fazendo três casamentos por noite. Assim, só com revezamento de padres.

O Programa Bom Dia Brasil da Rede Globo apresentou esta reportagem no dia 19/11/2009.

Devido ao crescimento na taxa de realização de casamentos, está faltando igrejas e também cerimoniais para casamento e as datas já estão sendo reservadas com um ano e meio de antecedência.

 CATEDRALroteiros_catedral A noiva Clarissa da Costa Sacárdua ainda acha que deu sorte de encontrar data: “Logo em seguida, vi que todas as vagas tinham acabado”, conta.
A noiva Karen Bergoli sabe bem disso. Ano passado, tentou agendar o casamento para novembro deste ano. Mas teve que mudar: “Mudei para dezembro, um mês depois. Na verdade, só consegui porque houve a desistência de uma noiva”.

Nem o santo casamenteiro ajuda as noivas. A igreja dele (de Santo Antônio), é das mais concorridas. Não tem mais data em 2010. Tem fila de espera para 2011.
“Procura sempre houve, mas não tão intensa como agora”, compara o padre Roberto Camillato.
Com tanta procura, chegam a ser realizados três casamentos na mesma noite. Aí só com revezamento de padre: “Ou não daríamos conta”, admite um padre.
Atualmente, quem decide casar em Vitória tem duas prioridades: “Depois do noivo, tem que conciliar o cerimonial com a igreja”, aponta a cerimonialista Luciana Almeida.
igreja Também está difícil encontrar cerimonial. “As pessoas começaram a procurar, agendar, com um ano e meio, dois anos de antecedência”, informa a dona de cerimonial Mônica Gomes.
Aumentou a procura por casamentos, mas diminuiu a oferta de igrejas. Algumas, como a de Santa Rita, estão em obras. A Catedral de Vitória também está passando por reforma. É uma restauração que não tem data para terminar. Lá eram realizados de três a quatro casamentos por semana. Agora, só missas e batizados, o que tem deixado muitas noivas desesperadas.
Desse jeito, já tem gente perguntando o que está mais difícil em Vitória: arrumar noivo ou igreja.

3183566 Basílica de Santo Antônio – Vitória - ES

Veja o vídeo da  reportagem completa  no site do programa – BOM DIA BRASIL

Fonte: Programa Bom Dia Brasil – Rede Globo de Televisão

4vl15gjpg

Blog em clima de Natal 2009

CONVITE x TECNOLOGIA

CONVITES DE CASAMENTO COM CHIP BLOQUEIAM PENETRAS 

Controlar a entrada dos convidados na recepção do casamento não é tarefa das mais simples. Além disso, a entrada de pessoas que não foram convidadas também é muito comum nas grandes comemorações. A falta de segurança leva, às vezes, a confusões causadas pelos penetras. O problema mesmo é encontrar uma solução para esses incômodos que podem acabar com uma comemoração planejada com tanto carinho.

A Grafjet trouxe  tecnologia aos convites de casamento para dar esse suporte para seu evento. Com um chip instalado em cada convite, o convidado é identificado eletronicamente ao entrar no buffet, sem uso de catracas ou mesmo de código de barras. A tecnologia abre inúmeras possibilidades, como, por exemplo, uma mensagem de saudação individualizada para cada convidado que chega.


A tecnologia já está disponível no Brasil com a GRAFJET, que permite que a integridade da lista de convidados seja mantida, além de personalizar totalmente a entrada: através do código do chip, que é pessoal e intransferível, ao cruzar a porta do evento, os convidados são identificados eletronicamente, sem o uso de catracas, roletas ou códigos de barras, e podem ser surpreendidos com a visualização do seu nome, mensagem, informações e até com a sua fotografia, apresentados em um sistema de vídeo ou tela.
O convite com chip nada mais é do que um cartão em papel com chip incluso, que possibilita a identificação do convidado à distância e utiliza tecnologia RFID - Radio Frequency Identification - a mesma utilizada nos pedágios. Um sistema de vídeo capta as informações do chip - que pode estar dentro da bolsa, ou mesmo dentro do bolso da roupa - e o vídeo o identifica, com seu nome completo e foto, dando as boas-vindas dos noivos ao convidado. chip_card1 
O Chip Card Grafjet é um convite inteligente que possibilita a identificação dos convidados de forma rápida, elegante e segura, apresentando textos e imagens em sistema restrito ou com o uso de telões. Desenvolvido com exclusividade, traz um novo conceito de acesso à eventos modernos ou tradicionais.

O stand da Grafjet no Casar 2009 foi um dos mais concorridos, sendo muito procurado pelas noivas de plantão e pela imprensa de todo o país. Todos atrás da novidade do “chip card”, tecnologia exclusiva da Grafjet, lançada na feira.

Site da Gráfica onde você pode encomendar o seu - http://www.grafjet.com.br/

UM LUXO!!!

Fonte de parte da matéria: PC Magazine

9ktec2rx

Blog em clima de Natal.

APAGÃO NA FESTA DE CASAMENTO: E AGORA?

apagao Hoje em dia, não podemos confiar na sorte em matéria de energia elétrica e pensando nisso, eu te pergunto: O que você faria se no dia do seu casamento tivesse um apagão?

Tudo pronto, meses de organização, todo o gasto para ter um casamento lindo e de repente: APAGÃO TOTAL ou FALTA ENERGIA POR ALGUMAS HORAS.

Ocupados com toda a preparação do casamento, quase ninguém pensa nessa possibilidade e isso passa despercebido, mas e se de repente acontecesse com você?  O que faria?  Seria desesperador, não?

Então, é bom não esquecer esse detalhe, pois realmente pode acontecer.

Eu sugiro que ao contratar o espaço para a realização de sua festa, procure saber se ele possui gerador extra de energia. Alguns Cerimoniais e alguns Hotéis têm, mas mesmo assim é bom você alugar um extra. E é bom saber também se na Igreja tem gerador. Precaução nunca é demais.

candle 478sepia800 Para isso a pessoa tem que saber, por exemplo, quantos pontos de luz um decorador está usando, se tiver uma banda ou um DJ sozinho é necessário saber se possuem gerador para esse caso, e se não, você precisa saber qual a potência necessária para que o som não pare em caso de falta de energia. Para se ter uma idéia, um DJ sozinho utiliza 80 KVA. Um espaço para 400 convidados e tendo apenas um DJ, é necessário um gerador de 500 KVA.

É bom ressaltar que a potência necessária do gerador varia de acordo com o tamanho do local e da energia gasta.

Ao contratar o espaço da festa é bom saber se o local tem esse tipo de estrutura para não ocorrer imprevistos desagradáveis. Mas mesmo tendo, insisto: Alugue um extra.

candlelight-wedding

Converse sobre isso com sua cerimonialista ou assessora. Você pode pensar que isso é um gasto a mais inútil, mas ele pode ser muito mais importante do que se imagina, pois faltar energia ou ter um apagão pode acontecer sem esperar e sem aviso prévio.

Bom está aí a minha dica de hoje.

Beijinhos a todos vocês que visitam meu blog e não esqueçam de deixar um comentário.

v2u5rduw

24 de novembro de 2009

"TRASH THE DRESS" – ÁLBUM DE CASAMENTO

trashthedress-5181 O "Trash the Dress" é uma proposta de ensaio fotográfico de casamento onde não existe preocupação com o vestido. A noiva pode rolar na areia, entrar na água, deitar no chão, enfim, ficar bem à vontade para a sessão de fotos, que acontece dias depois da cerimônia ou da lua-de-mel.

Pela tradução literal, "Trash the Dress", de origem norte-americana, seria "jogar o vestido no lixo", porém a versão da proposta adotada no Brasil não costuma ser radical ao ponto de não sobrar nada do modelito. Segundo alguns fotógrafos que adotaram essa forma de fotos, aqui no Brasil a noiva não destrói o vestido, apenas não tem medo de molhar e sujar. Segundo eles, o ensaio agride menos o vestido do que nas festas onde a barra do vestido chega a ficar preta de tanto que é arrastada no chão.

_mg_4758 Anderson Miranda, fotógrafo pioneiro no estilo no Brasil, esclarece que muitas vezes os estabelecimentos de locação não simpatizam com a proposta, já que não existe garantia de que a peça voltará perfeita. "A ideia do ensaio é colocar o vestido em risco. A noiva não pode se preocupar com isso; ela tem que desencanar", explica. Porém Miranda também acredita que a festa pode ser muito mais "destrutiva" que a própria sessão fotográfica.

Como é realizado

O "Trash The Dress" exige uma certa ousadia tanto da noiva quanto do noivo, que também participa das fotos com a roupa usada no casamento, por isso quem topa fazer o ensaio precisa estar disposto a se soltar. O sucesso do ensaio depende muito da empolgação do casal e da capacidade do fotógrafo de interagir com eles e deixá-los bem à vontade. A tensão e a timidez do casal pode atrapalhar e o papel do fotógrafo é liberá-los disso e transformar a sessão numa grande diversão.

O local do ensaio é importante também e os noivos devem usar a criatividade e procurar lugares inusitados….pode ser uma praia com mata, uma fábrica abandonada com um lago por perto. O elemento água é muito importante, pois em geral,  o Trash the Dress termina com o vestido molhado.

mariage-noir-et-blanc Quem prefere um ensaio mais delicado ou não quer molhar o vestido pode aderir a uma versão "mais light": o "The Day After". Esse estilo é muito comum na Europa. "No 'Trash The Dress' americano, a noiva destrói o vestido, mas com glamour, num ambiente dramático e com água. Já no 'The Day After', o casal é fotografado depois do casamento num local que combine com seu estilo", diz o  fotógrafo El Grego, que mora há cinco anos no Brasil.

O resultado final do "Trash The Dress" e do "The Day After" costuma ser apresentado num álbum de fotos separado, complementar ao álbum de casamento, em formato de fotolivro. Quem já casou mas ainda guarda o vestido de noiva também pode aderir à ideia.

Leia mais sobre Trash the Dress - UOL - GABRIELA METZKER

Alguns exemplos:

trash-the-dress10

dsc_8920-editt trasch2 trash-the-dress5 trash-the-dress trash-the-dress-hochzeitsfotos01 trash-the-dress_01-774345trash-the-dress7

trash_dress_2
MAIS ALGUMAS IDÉIAS NOS VÍDEOS:

 

DividersChristmas101508

22 de novembro de 2009

NUMEROLOGIA PARA O CASAMENTO

O dia do casamento é especial e inesquecível, já que a data será sempre lembrada pelos noivos. Para as noivas é uma data dos sonhos. As preocupações são infinitas: vestido, festa, convidados, igreja, cardápio... E para que nada saia errado no grande dia, o escritor e espiritualista André Mantovanni dá dicas de como escolher a  melhor data através das vibrações numéricas. destaque "A numerologia nos ajuda a compreender as energias que nos cercam, com isso, aprendemos a lidar com o dia-a-dia de maneira positiva.", explica André Mantovanni. "A escolha da cerimônia religiosa ou até mesmo do casamento civil pode ser eleita com a ajuda dos números para que a união seja ainda mais protegida e abençoada", diz.

números1

 

Cada número tem uma vibração e para saber qual delas traduz a essência do dia escolhido para a cerimônia, André preparou uma tabela de contas simples e muito fácil. De acordo com os resultados, a noiva poderá calcular o que a numerologia tem a revelar sobre o grande dia.

 

Como calcular o dia do casamento

Este cálculo é simples. Some dia, mês e ano escolhido e reduza o resultado a um algarismo que esteja entre 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 22 e 33.

Por exemplo:

Os noivos escolheram a data de 08 de maio de 2009.

Com esses dados somamos da seguinte maneira:

Dia (08) + Mês (05) + Ano (2009)

13 + 11 = 24

2 + 4 = 6

Neste caso então a vibração que estará regendo a data de 08/05/2009 será o 6.

Significado dos Números correspondentes ao dia do casamento

Número 1

Esta é uma vibração de inícios importantes, de uma nova experiência na vida. Tudo que é plantado dentro desta energia promete grandes realizações para o futuro. Um dia para começar algo, planejar os próximos passos para a vida a dois. Este promete grandes possibilidades de felicidade e boas influências para o casal.

Número 2

Uma boa escolha, pois este é o dia das parcerias, das uniões e além de tudo de muita proteção. Indica que haverá facilidade de adaptação na vida a dois, pois este é um número excelente para equilibrar as diferenças. Haverá muito afeto entre o casal, construindo uma relação sólida e duradoura.

Número 3

Muita comunicação, expansão e crescimento para o casal que escolheu esta data. Com certeza estes noivos estarão lindos e radiantes, pois é o dia da beleza. Se não quiserem a surpresa da chegada rápida de um bebê, tenham cuidado, pois este também é o número da fertilidade. É também o dia de plantar para uma colheita cheia de amor. Um número muito positivo para festas, celebrações e comemorações que trarão alegria.

Número 4

Este é um dia que mostra muita objetividade, responsabilidade e concretização dos sonhos. O casamento vai trazer segurança, estrutura e estabilidade para o casal. O casal seguramente vai ser feliz na sua vida financeira, social e afetiva.

Número 5

O casal que escolheu este dia poderá contar com versatilidade, desprendimento e surpresas de todos os tipos. O casamento no dia 5 abrirá caminhos e transformará a vida do casal, trazendo sempre muita paz, proteção e amparo espiritual. Promete mudanças, aventuras na descoberta de um mundo novo, viagens e muita sensualidade.

Número 6

Dia calmo, de leveza e descontração que promete a certeza de que tudo dará certo. Traz muita afetuosidade e harmonia. Este casal escolheu o melhor dia para selar a felicidade, pois formará um lar, uma família com raízes profundas. O 6 é símbolo do amor, da união e da harmonia.

Número 7

Parabéns para o casal que escolheu este dia. O dia 7 indica sucesso e realização que serão alcançadas gradualmente, porém com muita proteção, segurança e respeito. Os objetivos em comum caminharão para a concretização sem desrespeitar a individualidade do casal. Apesar de toda exigência e perfeccionismo exigidos por esta vibração, a vitória e a felicidade serão a tônica para uma vida a dois.

Número 8

Ao escolher este data, o casal mostrou a capacidade de planejar e administrar o futuro que começam a construir. Muita razão, bom senso e equilíbrio marcam o início de vida destes parceiros. Serão ágeis e precisos em tudo que se propuserem para manter a chama do amor sempre acesa. É um número de poder e colheita de bons frutos.

Número 9

Há uma vibração sentimental muito forte neste dia, de entrega, compaixão e paciência. Promete formar um casal otimista, carismático e cheio de vitalidade.  Trará serenidade, sabedoria e muito amor. Contarão sempre com o apoio de amigos, da família e da espiritualidade. O 9 indica sabedoria e maturidade na tomada de decisões.

Número 11

Este é o dia da intuição e da sensibilidade. O casal que escolher este dia vai conseguir realizar todo o sonho idealizado. A escolha não poderia ser melhor, pois é um dia iluminado e feliz. Esta é uma vibração que também indica proteção e traz a capacidade de enxergar o futuro com otimismo e alegria.

Número 22

Muita sabedoria e muita intensidade são as poderosas vibrações de um dia 22, que de tão forte, promete que o casal conseguirá tudo o que desejar. Todos os sonhos se transformam em realidade. É realmente um dia mágico. Mostra a construção dos sonhos no plano real e concreto. Os dois juntos terão a possibilidade de amparar-se, dar as mãos e seguir rumo a um futuro promissor.

Número 33

Este deveria ser chamado o Dia Mestre do Amor, pois é o dia das bênçãos divinas, dos afetos verdadeiros. Esta vibração indica entrega absoluta aos sentimentos e que o casal conseguirá manter o equilíbrio em todos os aspectos da vida a dois.  O lar será um recanto feliz e agradável e a construção de uma família sólida e feliz será o esperado. Aqui os aprendizados e desafios do relacionamento poderão ser superados pelo amor puro.

Fonte: Revista Noiva & Festa

z4fsqq3b

20 de novembro de 2009

MEUS CONTATOS

654888by9c4xkos4 Queridos amigos,

Meu telefone 9884-6330 não está funcionando no momento, esperando a portabilidade para outra operadora, então para falar comigo no celular, ligue para este  número 8139-3780

Informações & Orçamentos:
Fone: (27) 8139-3780 / 3329-7000
E-mail: monizmachado@gmail.com
ORKUT
Perfil:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=12727937330382005626
Comunidade:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=26212099

Beijinhossss

xmasbarflash-12

16 de novembro de 2009

CERIMONIAL DE 15 ANOS

Assessoria e Cerimonial


 sapatinho_debutante_lembrancinha A festa de 15 anos é um evento social que implica na contratação de vários serviços para a sua realização. E muitas vezes a mãe e a própria debutante ficam perdidas com tantos fornecedores. Contar com uma assessora e cerimonialista pode ajudar muito nesta tarefa.
Uma Assessoria Completa envolve desde a concepção do evento até a sua realização. Baseada nas informações passadas pela aniversariante, a assessora poderá auxiliá-los na formatação do evento, e fazer diversas sugestões, indicações e pesquisas de mercado, que atendam às suas necessidades.
Um bom cronograma permite que os serviços sejam pesquisados e contratados no tempo certo.
Se você já contratou alguns serviços, mas achou a idéia de ter uma pessoa coordenando seu evento interessante, também pode contar com a participação da assessora: ela irá verificar o que já foi feito, e dará seguimento no que falta, com a mesma atenção. É a chamada Assessoria Parcial.
Chegou o grande dia: quem contratou Assessoria terá pessoas cuidando da sua realização. É o chamado Cerimonial, responsável por verificar o andamento dos serviços contratados, além de acompanhar de perto a realização do evento.
Você pode optar em contratar apenas o Cerimonial. Algumas reuniões serão necessárias, para a profissional ter tempo de conhecê-los e listar tudo o que for de suma importância para este dia tão especial.   Texto: Adriana Perez

MônicaZambon Quem contrata o Cerimonial para o dia do evento, terá muita tranquilidade pois  a     cerimonialista estará checando todos os serviços contratados, como horário da entrega, decoração do local, se está saindo tudo certo e no tempo certo. Enquanto isso a aniversariante e a mãe ficarão cuidando do seu embelezamento para a festa tranquilamente, pois a cerimonialista é seu anjo da guarda, sua babá como dizem alguns, e estará cuidando para que tudo esteja do jeito que você imaginou antes e durante a festa.  

Beijos

455w6z7

14 de novembro de 2009

DAMAS DE HONRA ADULTAS - DEMOISELLES

bridesmaid-bridal-party Muito comum nos Estados Unidos e Europa, as damas-de-honra adultas, conhecidas também por demoiselle ou bridesmaid, complementam a cerimônia religiosa e sua função nesses países são mais abrangentes do que apenas participar da cerimônia do casamento.

No Brasil, geralmente, as demoiselles são as amigas da noiva, que querem participar desse momento de forma expressiva, já que uma colega querida está começando uma nova fase da vida, que merece ser comemorada em grande estilo.

MelissaSmitten_Bridesmaid As damas-de-honra adultas podem substituir as pequeninas, mas quem não abre mão de uma celebração completa colocará as crianças e poderá deixar suas colegas encerrando o cortejo que antecede a entrada da noiva.  Em francês, a palavra demoiselle significa moça ou libélula, sendo que as damas adultas são vistas igualmente dessa forma. Entretanto, não são todas as nubentes que aderem a esse estilo, mas saibam que fica mais emocionante optar pelas demoiselles.

Tudo bem que algumas ficarão envergonhadas, com receio de travar ou tropeçar durante o cortejo, contudo é essencial ter em mente que a dama-de-honra faz parte da celebração do casamento no religioso, independente de ser adulta ou criança. Nada poderá ser deixado de lado, e caso você queira um cortejo específico para sua amigas, o mais indicado será fazer um ensaio prévio na igreja.

SPL44093_028 Caso todas estejam seguras, converse sobre vestidos que todos usarão no grande dia, já que lá fora o mais comum são todas usando o mesmo tom, variando apenas no buquê, que também poderá ser igual. Caso sejam bastante unidas, deixa-as participativas, já que suas colegas vão amar poder sugerir alguns detalhes nessa comemoração tão aguardada por todos.

Caso não esteja muito certa, a contratação de uma empresa especializada em assessoria para festas lhe deixará mais relaxada, já que as assessoras estão acostumada com cortejos de damas-de-honras adultas, e tenho certeza que elas darão toques preciosos para deixar seu evento ainda mais inesquecível.

Fonte: Noivas & Cia

Eu acho muito legal ter as adultas e as pequeninas…..mas se você fizer essa opção lembre-se que é necessário muita organização para que tudo corra bem nos preparativos e na hora da cerimônia…para isso nada melhor que uma boa cerimonialista para fazer toda a assessoria do seu casamento….

Beijinhossss

aj8ed2dl

13 de novembro de 2009

CHÁ DE RELÓGIO – VOCÊ CONHECE?

No Brasil existem várias alternativas para o tradicional Chá-de-Panela ou Chá-de-Cozinha que além de interessantes são muito criativas. Na verdade, essas celebrações são apenas pretexto para se comemorar a chegada da nova etapa da vida.

Vamos falar então sobre o Chá-de-Relógio.

 relógiobigPhoto_2 Assim como os outros chás, esse também deve ser organizado por parente ou amiga da noiva ou ainda, se você quiser um Chá bem organizado, contratar uma cerimonialista que pode ser a mesma contratada para o casamento propriamente dito. A noiva deve ter em mente que precisará de um dia inteiro para o chá.

Neste tipo de evento parentas e amigas poderão ser divididas em três grupos: No turno da manhã as convidadas deverão oferecer artigos para a faxina do novo lar do casal. Durante o período vespertino objetos para o chá-da-tarde são de extrema importância, já para quem participará à noite o ideal seria oferecer itens para a hora do jantar. Exemplo: Em cada convite, a noiva escreve um horário diferente e cabe à convidada usar a imaginação para comprar um presente que esteja relacionado àquele horário. Por exemplo, se for de manhã, pode ser uma bandeja para levar o café na cama; se for à tarde, guardanapos de pano para o lanche; já para a noite, um tapete para colocar na porta do quarto.

relogio Como em todos os chás, menos no caso do Chá-Bar, o ideal é que o chá relógio aconteça no período vespertino nos finais de semana. O ideal é marcar a brincadeira para um sábado, já que hoje em dia a maioria das mulheres trabalha. O chá-de-relógio costuma ser realizado na casa da noiva ou de quem está cuidando da organização do mesmo, o que sugere um clima íntimo e descontraído para a reunião. Cerca de 20 dias antes do casamento é um bom prazo para realizar o evento, pois se deixar para perto da cerimônia você não irá aproveitar este momento de pura curtição. Para o cardápio, você pode servir o famoso chá da tarde ou caipirinhas, batidas e espumante. Para degustar, mini-sanduíches, tortas ou uma mesa de frios, sem faltar um bolo e doces variados.

Para decorar você pode usar diversos tipos de relógios, dos mais modernos de paredes e pulso aos mais antigos  e objetos mais descontraídos, como louças e móveis. Pequenos arranjos de flores, mesinhas bistrô para servir o chá e porcelana mais fina dão um toque mais tradicional.

Bem, enfim o que vale é a criatividade da noiva ou da pessoa que for organizar o Chá.

Sugestões de presentes:

Manhã:
- Potes para cereais
- Canecas
- Suporte de leite
- Suporte para ovo-quente
- Fruteira
- Jogo americano
- Bandeja
- Porta escova de dentes
- Balde
- Cesto de lixo
- Escovinha
- Esponja
- Limpador de garrafa
- Lixeira
- Luva de borracha
- Pá para lixo
- Pano de chão
- Rodo
- Saco para lixo
- Vassoura de pêlo
- Vassoura de piaçava
- Material para limpeza
- Bacia


Tarde:
- Xícaras
- Jarras
- Travessas para bolo
- Pote de biscoitos
- Guardanapos de pano
- Porta-guardanapos
- Saleiro e paliteiro
- Porta-copos
- Açucareiro
- Assadeira para bolo
- Bandeja
- Bule
- Cesto de pão
- Chaleira
- Copo
- Faca
- Garfo
- Garrafa Térmica
- Guardanapo
- Leiteira
- Pote
- Prato de sobremesa


Noite:
- Taças para drinques
- Sopeiras
- Copos
- Travessas para sanduíches
- Fronhas
- Tapetes
- Saboneteira
- Porta sabonete líquido
- Concha
- Escorredor de arroz
- Espagueteira
- Espremedor de alho
- Galheteiro
- Jarra de suco
- Jogo americano
- Porta-copo
- Porta-guardanapo
- Prato
- Ralador
- Saca-rolha
- Talheres
- Travessa

131555k8hls6uergjd2