2 de junho de 2009

DÚVIDAS SOBRE O CONVITE

Confira dúvidas sobre convites de casamento

Você sabe com que antecedência se entrega um convite? Confira aqui algumas dúvidas sobre os convites de casamento.

S301

1. Com quanto tempo de antecedência os convites de casamento devem ser encomendados?
Recomenda-se de 4 a 5 meses de antecedência, pois há várias etapas que envolvem o processo, como escolha do modelo e papel, confecção de prova de texto, aprovação do texto, elaboração dos convites, conferência pelo controle de qualidade e entrega. Depois desta etapa vem a distribuição aos convidados, que deve ser feita pessoalmente e encerrada 1 mês antes do casamento. Desta forma, para que não haja nenhum tipo de stress, recomendamos este prazo.

2. Como deve ser o texto do convite de casamento?
Existem várias opções e cada vez mais as pessoas tentam inovar.
A versão mais usada é a tradicional, quando os pais convidam para o casamento dos filhos (isso porque no passado, os pais bancavam todo o evento e assim podiam convidar todas as pessoas); uma versão que vem ganhando espaço é aquela onde os Noivos, juntamente com os pais, convidam para o casamento. É um tipo de texto mais moderno, que reflete mais a realidade, quando todos contribuem financeiramente para que a festa se realize.
Existem ainda outras possibilidades menos ou mais formais, adição de frases; enfim, todas são corretas, desde que todos os dados estejam claros e que os convidados possam sentir o verdadeiro significado do convite.

convites

3. Se um dos pais é falecido, devemos mencionar o nome do convite de casamento?
Sempre desejamos mencionar seus nomes, mas se a pessoa é falecida, ela não tem meios para convidar. Assim, sugerimos que se coloque a expressão i.m.(in memoriam) ou ainda se coloquem os noivos convidando com a bênção de seus pais, sem que se mencionem os nomes. Desta forma todos os pais estarão sendo homenageados.

4. Qual deve ser o tipo de letra escolhido para o texto e as iniciais?
A fonte escolhida deverá combinar com o estilo do convite. Convites formais pedem fontes clássicas e informais, fontes mais descontraídas.

5. Com quanto tempo de antecedência devo mandá-los?
Os convites devem ser entregues com, no mínimo, 30dias de antecedência para pessoas que moram na mesma cidade e para quem mora fora, dependendo da distância com até 6 meses de antecedência.

convite_casamento_18
6. Como devo entregá-los?
A entrega dos convites devem ser feita pessoalmente sempre que a distância permitir e deve ser para a família ou individual. Se os noivos não puderem entregar pessoalmente para todos os convidados, eles podem entregar para as pessoas mais próximas, como avós, padrinhos, e deixar que os pais dos noivos se encarreguem de entregar para os outros convidados. Para convidados de outras cidades, os convites podem ser enviados pelo correio dentro de um outro envelope.


7. Posso convidar por e-mail, sem ter os convites impressos?
Não. Isso seria banalizar seu casamento. E-mail não substitui convite de casamento.


8. O convite deve ser clássico ou pode ser mais criativo?
O tipo de convite deve ser de acordo com o gosto dos noivos. Podem usar a criatividade à vontade ou manter o padrão dos clássicos, mas não devem deixar de fazer um convite de acordo com o estilo da cerimônia.

convite_barbara_canela_013
9. Algumas celebridades internacionais transformaram seus convites em lembranças. Também posso unir as duas coisas para economizar?
Na minha opinião convite é convite e lembrança é lembrança, mas não proibido transformá-lo em lembrança.


10. Posso colocar no mural da minha empresa um convite único convidando todos do meu departamento?
Se realmente quiser a presença de todos, pode. Mas só se você realmente quer que todos compareçam. O ideal é você convidar as pessoas que você gosta. Além disso, se você colocar um único convite para todos você perderá a noção de quantas pessoas reamente vão comparecer.


11. Posso convidar apenas amigos e colegas de trabalho mais próximos, mesmo se outros ficarem sabendo?
Pode. Os consultores de etiqueta são categóricos nessa questão. O ideal é contar com a presença das pessoas de que realmente gosta.

convite-01
12. Muitos dos meus convidados moram em cidades diferentes do local do casamento. Devo indicar hotéis, pousadas e outros serviços?
É uma atitude simpática. Você pode anexar as opções ao convite ou enviá-las por e-mail depois.


13. Devo pedir confirmação de presença dos convidados?
É interessante, porque os bufês cobram por pessoa. Os profissionais recomendam pedir no convite a gentileza de confirmar a presença, fornecer os contatos para tal e a data limite. É bom lembrar que se o convite for destinado à família, é para o casal e filhos. Caso seja para Sr. e Sra. É apenas para o casal.


14. Posso convidar ex-namorados ou ex-maridos?
O casal pode convidar quem quiser, mas é fundamental pensar se a pessoa pode se incomodar de alguma forma. Afinal, quem quer criar inconvenientes bem na data do casamento? Se a convivência for pacífica e amistosa, não há problemas, segundo os consultores.

S115

9 comentários:

  1. vou me casar, e gostaria de saber como faço para avisar aos meu convidados que no restaurante cada um paga o que conumir?

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga,

    Isso é um pouco complicado e não há uma forma elegante de dizer isso aos convidados.
    O melhor é colocar no convite que os noivos despedem-se na Igreja e, ao receber os cumprimentos avisar a cada um que vocês irão comemorar num restaurante, mas como não foi possível fazer uma festa, quem quiser pode ir também e pagar somente o que consumir.

    Lembre-se que o "cada um paga o seu" pode significar menos pessoas na cerimônia e no jantar, pois o convidado gasta com roupas, maquiagem, presentes e pode achar demais ter que pagar pelo consumo no restaurante.

    Espero ter tirado sua dúvida.

    Abraços
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Monica,

    Eu não pretendo casar na igreja e também não gostaria de fazer duas festas a do chá de panela e da celebração da nossa união. Queria fazer um evento só e que no convite transmitisse que será uma chá mais a celebração da nossa união. quero fazer uma mistura de chá mais casamento. isso pode? Tem como desenvolver essa ideia?

    ResponderExcluir
  4. Vou me casar num salão que será o mesmo local da recepção, onde pretendo receber os convidados para um jantar. Como não gostaria de criar grandes expectativas (para que as pessoas não pensem se tratar de uma grande festa), pois será um casamento simples, devo avisar no convite? Como devo fazê-lo? Ainda se usa citar o traje no convite? E os convitinhos individuais, poderão ser numerados para controle do cerimonial?

    ResponderExcluir
  5. Vou me casar num salão que será o mesmo local da recepção, onde pretendo receber os convidados para um jantar. Como não gostaria de criar grandes expectativas (para que as pessoas não pensem se tratar de uma grande festa), pois será um casamento simples, devo avisar no convite? Como devo fazê-lo? Ainda se usa citar o traje no convite? E os convitinhos individuais, poderão ser numerados para controle do cerimonial?

    ResponderExcluir
  6. Por favor,estou num dilema.Vou convidar minha amiga para o casamento e recepção e enviarei um convite para os pais dela,pois tenho muita estima juntamente para recepçao tbem.Porém o irmao dessa amiga mora nos fundos da casa desses pais mas eu nao tenho muita amizade.Convido só para o casamento ou tenho que convidar para recepçao tbem.Obrigada Tais

    ResponderExcluir
  7. Olá querida,gostaria de tirar uma dúvida.Minha mãe é separada de meu pai e meu padrasto é quem mora comigo já há 10 anos.Vou me casar e tenho dúvida com relação a colocar ou não o nome do meu verdadeiro pai no convite,pois ele não participará do casamento e quem me conduzirá ao altar é meu padrasto.Colocar o nome do meu padrasto no convite é errado?Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá querida,gostaria de tirar uma dúvida.Minha mãe é separada de meu pai e meu padrasto é quem mora comigo já há 10 anos.Vou me casar e tenho dúvida com relação a colocar ou não o nome do meu verdadeiro pai no convite,pois ele não participará do casamento e quem me conduzirá ao altar é meu padrasto.Colocar o nome do meu padrasto no convite é errado?Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, em que site encontro este convite de pergaminho pra comprar?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.