O "Trash the Dress" é uma proposta de ensaio fotográfico de casamento onde não existe preocupação com o vestido. A noiva pode rolar na areia, entrar na água, deitar no chão, enfim, ficar bem à vontade para a sessão de fotos, que acontece dias depois da cerimônia ou da lua-de-mel.
Pela tradução literal, "Trash the Dress", de origem norte-americana, seria "jogar o vestido no lixo", porém a versão da proposta adotada no Brasil não costuma ser radical ao ponto de não sobrar nada do modelito. Segundo alguns fotógrafos que adotaram essa forma de fotos, aqui no Brasil a noiva não destrói o vestido, apenas não tem medo de molhar e sujar. Segundo eles, o ensaio agride menos o vestido do que nas festas onde a barra do vestido chega a ficar preta de tanto que é arrastada no chão.
Anderson Miranda, fotógrafo pioneiro no estilo no Brasil, esclarece que muitas vezes os estabelecimentos de locação não simpatizam com a proposta, já que não existe garantia de que a peça voltará perfeita. "A ideia do ensaio é colocar o vestido em risco. A noiva não pode se preocupar com isso; ela tem que desencanar", explica. Porém Miranda também acredita que a festa pode ser muito mais "destrutiva" que a própria sessão fotográfica.
Como é realizado
O "Trash The Dress" exige uma certa ousadia tanto da noiva quanto do noivo, que também participa das fotos com a roupa usada no casamento, por isso quem topa fazer o ensaio precisa estar disposto a se soltar. O sucesso do ensaio depende muito da empolgação do casal e da capacidade do fotógrafo de interagir com eles e deixá-los bem à vontade. A tensão e a timidez do casal pode atrapalhar e o papel do fotógrafo é liberá-los disso e transformar a sessão numa grande diversão.
O local do ensaio é importante também e os noivos devem usar a criatividade e procurar lugares inusitados….pode ser uma praia com mata, uma fábrica abandonada com um lago por perto. O elemento água é muito importante, pois em geral, o Trash the Dress termina com o vestido molhado.
Quem prefere um ensaio mais delicado ou não quer molhar o vestido pode aderir a uma versão "mais light": o "The Day After". Esse estilo é muito comum na Europa. "No 'Trash The Dress' americano, a noiva destrói o vestido, mas com glamour, num ambiente dramático e com água. Já no 'The Day After', o casal é fotografado depois do casamento num local que combine com seu estilo", diz o fotógrafo El Grego, que mora há cinco anos no Brasil.
O resultado final do "Trash The Dress" e do "The Day After" costuma ser apresentado num álbum de fotos separado, complementar ao álbum de casamento, em formato de fotolivro. Quem já casou mas ainda guarda o vestido de noiva também pode aderir à ideia.
Leia mais sobre Trash the Dress - UOL - GABRIELA METZKER
Alguns exemplos:
MAIS ALGUMAS IDÉIAS NOS VÍDEOS:
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.