4 de setembro de 2009

CURIOSIDADES E TRADIÇÕES

DECORAÇÃO

106 A decoração do local onde será realizada a cerimônia, devido a uma crença muito antiga de que o local onde é realizado a união entre um homem e uma mulher, é um local onde se encontra e funde as forças dos céus e da terra, daí o costume de decorar com flores o local onde é realizado esta união, não só por um questão de beleza.
Também existe algumas tradições que foram abolidas como a tradicional pergunta, proferida pelo celebrante: “Existe alguém contra esta união? “


NOIVOS
A tradição do noivo carregar a noiva no colo na primeira noite vem de Roma, onde na núpcias a noiva é carregada para dentro do seu novo lar, por dois amigos do noivo, evitando assim que ela caísse ou viesse a machucar – se, e o noivo já deveria estar na nova casa aguardando a noiva.
LEMBRANCINHAS
O aparecimento das lembrancinhas no casamento vem de rituais de brincadeira e humor onde o noivo, ao fim da festa, cortava os cordões dos sapatos, as ligas e as fitas dos trajes e distribuía aos amigos mais próximos e íntimos.
VESTIDO DA NOIVA
ATgAAAA2cfSjj1FYtGiuyRtM5oPApthvGVwmyEo-fK6XtCZvUeAFKIYTmA1FYN_xxDZ4qnIx77skugrjKm7VVkHeNZ7QAJtU9VCmU9TxQmWW5hYgXfrrWrrK6PF16w Não podemos esquecer dos detalhes contidos no vestido da noiva :
▪ O véu significa pureza, as turcas usavam véu vermelho para espantar o mau agouro.
▪ O diadema significa virtude
▪ O bouquet significa felicidade ao novo casal
▪ A flor de laranjeira muito usada nas decorações significa juventude, pureza e fertilidade em uma única união.
▪ A cauda nos vestidos de noiva começou a ser usado somente no século 14, para diferenciar o vestido da noiva dos demais. De 1533 à 1840 usava-se trajes de noiva coloridos, em 1840 a Rainha Victoria trouxe o traje branco como costume. Em 1846 surgiu então o comércio de trajes de noiva. No século 15 a cor preta era muito utilizada pelas noivas na Espanha, a cor preta significava austeridade, seriedade e nobreza por parte da noiva.
▪ Se engana quem pensa que as noivas antigamente não utilizavam véus, apenas por observar fotos onde as mesmas encontram-se sem o véu. Acontece que antigamente era muito mais difícil fazer fotografias do grande dia, então após o casamento os noivos, residentes em vilas até mesmo rituais, seguiam até os grandes centros para fazer as fotos, às vezes meses depois, daí as noivas de fotografias antigas estarem sem o véu.
NOIVADO
 aliancas_1198112307_jeffbelmonte_flickr_2005 Mas antes do casamento temos que lembrar do noivado, ele também tem seu cerimonial e sua representação. A Europa tem o noivado como tradição em seus costumes, desde antes da Idade Média. Naquela época, noivado era um contrato por escrito, sendo um dos termos o compromisso de fidelidade entre os noivos até o casamento. O costume das alianças no noivado é de origem romana. As alianças na antiga Roma para os casais de mais baixa renda eram de ferro, já os bem sucedidos tinham alianças de ouro ou prata, e usava-se no dedo anular e depois de casado na mão direita.
IGREJAS
A Igreja somente tomou a frente na realização dos casamentos no século 11, até então o ritual era realizado na casa dos familiares e depois à frente das portas das Igrejas. No século 12 iniciaram-se os rituais de comemoração do casamento, onde podemos observar o início do costume de fazer cerimônias religiosas e festejos a seguir.
CHÁ DE PANELA
conjunto_cha_de_panela1 É um costume originário holandês. Existe uma história onde a noiva iria se casar com um pobre moleiro da aldeia, sem o consentimento do pai, é claro. As pessoas da aldeia, impressionados com a união, resolveram presentear a noiva com pequenos objetos úteis ao novo lar.
Uma das brincadeiras que destacamos em um chá de panela reflete o desejo das moças solteiras de unir-se em matrimonio. Trata-se de uma brincadeira onde faz-se uma bola dos papéis que embrulham os presentes dados à noiva: a bola deve ser desmanchada embrulho por embrulho, pelas moças solteiras, e a última a retirar um papel é a próxima a casar.

Confira uma breve descrição dos Chás:
Chá de Cozinha ou Chá de Panela: reúne somente mulheres e os presentes em geral são utensílios para cozinha.
Chá de Lingerie: reúne somente mulheres e os presentes são peças de lingerie, camisolas e pijamas.
Chá Bar: reúne homens e mulheres e os presentes normalmente são para casa, cozinha e utensílios especiais para bar.
Chá de Cueca: reúne somente homens e os presentes são peças de roupas úteis como pijamas, meias e cuecas e até mesmo ferramentas e outros utensílios masculinos.

As principais superstições do casamento

· Para garantir muito sol no seu casamento, alguns dias antes leve ovos a alguma igreja de Santa Clara;

· Jamais deixe que o noivo veja a noiva com o vestido antes do casamento;

· Certifique-se de que os convidados jogarão arroz na saída da igreja, para dar  sorte;

· Não use pérolas no casamento, dizem que elas trazem má-sorte para os noivos;

· Nunca se case numa terça-feira, nem num dia 13;

· Mesmo que você e seu noivo já vivam juntos, passem a noite antes do casamento separados;

· Não se case em janeiro, para não ter problemas econômicos ao longo da sua vida de casada.

Fonte: NOIVA NET , Terra

barrawhitero

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.