14 de maio de 2012

Procon orienta sobre a contratação de serviços para o casamento

Cartilha fala sobre locação de trajes, foto e vídeo e outros assuntos.

Noivos devem ficar atentos e consultar a situação das empresas.

 

Com o objetivo de orientar os casais que vão casar neste mês de maio, o Procon elaborou o manual dos noivos. Lista de presentes, locação de trajes, contratação de bufê, serviço de fotografia e vídeo são alguns dos temas tratados pelo informativo.

A diretora do Procon de São Carlos, Juliana Rossi, orienta que antes de fechar a contratação, os noivos podem pesquisar a situação dos fornecedores no cadastro de empresas no site da Fundação Procon, nos sites da Junta Comercial de São Paulo e da Receita Federal.

 

A cartilha pode ser consultada no site do Procon.

 

Manual dos noivos está disponível na internet (Foto: Reprodução)Manual dos noivos está disponível na internet
BAIXE O MANUAL AQUI

Confira algumas dicas:

Igreja, templos, sinagogas e centros religiosos
O local religioso pode oferecer, mas não obrigar, um pacote de serviços que inclua decoração, música, buffet, foto e vídeo. Porém, o regulamento do local escolhido deve ser seguido. Por isso é importante conhecer primeiro quais são as normas para depois contratar o tipo de serviço.

O casal deve exigir um documento assinado, discriminando tudo o que for combinado. Caso existam outros casamentos no mesmo dia todos devem assinar este documento.

Cartório
Para o casamento civil, os noivos devem procurar um cartório de registros e verificar os valores cobrados e procedimentos necessários. O cartório competente é aquele que atende ao endereço residencial atual ou futuro de um dos noivos.

O casamento civil é gratuito para a população de baixa renda, mas muitas pessoas não sabem que tem esse direito.

Convites
É recomendável que este serviço seja contratado com uma boa antecedência em relação à data do evento, se ocorrerem problemas ainda haverá tempo para acertos. Também é importante solicitar a empresa que antes da impressão final seja feito um croqui ou layout dos convites. Assim é possível evitar erros na grafia de nomes, tipos de letras ou inscrições inadequadas.

Festa
Depois de definir o número de convidados, deve-se solicitar às empresas um orçamento com a quantidade e os preços de cada item, assim como as formas de pagamento. Com esse documento é possível comparar os preços para uma escolha dentro de seu orçamento.

Ao fechar a contratação do serviço, tudo o que for tratado verbalmente deverá estar discriminado minuciosamente em contrato.

Trajes
É fundamental exigir um contrato detalhando: tamanho, cor tipo de tecido, modelo, apliques, data da entrega e devolução, se a lavagem está inclusa no preço do aluguel, valor e condições de pagamento. É importante também fazer uma vistoria na roupa no momento da retirada.

Foto e vídeo
O casal deve verificar e definir com clareza e por escrito os seguintes pontos: se o álbum está incluso, qual o número de páginas, se o estojo está incluso e qual o modelo. Se existe um número mínimo de fotos caso as outras não agradem. Valor e formas de pagamento e data de entrega.

 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.