21 de junho de 2013

O DESAFIO DO RELACIONAMENTO NORA E SOGRA

 

Tudo que você precisa saber para estabelecer uma relação cordial e respeitosa

desafiorel_big 

É possível nora e sogra se darem bem?

Relacionamento entre nora e sogra é como pisar em ovos? Afinal, quem tem de entender quem?


A escritora Eden Unger Bowditch e a psicóloga Aviva Samet, autoras do livro "O Desafio do Relacionamento Nora e Sogra", garantem: "Desenvolver um relacionamento respeitoso, ou até mesmo cordial, com a outra mulher na vida dela, pode ser um dos desafios mais exaustivos enfrentados por qualquer mulher. Mas, por outro lado, há também potencial para um amor inesperado, uma troca de generosidade, sabedoria e apoio"

.
"O Desafio do Relacionamento Nora e Sogra" reúne histórias e fatos de mulheres cujos relacionamentos com suas sogras variam do bom, o ruim, e até mesmo o péssimo. São relatos engraçados, às vezes asssutadores, mas fiéis aos fatos.


Segundo as autoras, Eden Unger Bowditch e Aviva Samet, a intenção de "O Desafio do Relacionamento Nora e Sogra" não é dizer às mulheres como ser noras melhores. "As histórias do livro não nos ensinarão como ser uma nora ou sogra perfeita, nem provarão que a perfeição é impossível. Elas apenas mostram uma idéia daquilo que é possível, oferecem uma chance de examinar as falhas que podem criar um relacionamento potencialmente agonizante", argumentamas autoras.


Este livro, uma reunião de histórias e depoimentos de 53 noras, está dividido em três etapas: Relacionamento Bom, Relacionamento Ruim e Relacionamento Péssimo. No final de cada capítulo, há questões selecionadas com o objetivo de encorajar a reflexão e a exploração do relacionamento da nora com a sogra.


Claro que nem todos os relacionamento entre nora e sogra são negativos, mas, tanto na cultura oriental como ocidental, essa questão sempre representou um desafio. "Em muitas culturas, as mulheres são vistas como "guardiãs da família", protetoras e transmissoras das tradições e da cultura familiar", alegam as autoras.


Assim, de acordo com Eden e Aviva, há um caminho para que esse relacionamento não se transforme em catástrofe, e a receita é simples. "Se ao menos as sogras e noras se dessem ao trabalho de considerar como até mesmo algumas das ações mais inconscientes e sem malícia podem gerar problemas, como palavras e atos aparentemente inocentes podem ser terrivelmente mal-interpretados, ou como um único ato de maldade pode destruir um relacionamento para sempre, talvez elas pudessem evitar tais estragos em relacionamentos", concluem.

Nora e Sogra - 4capa


Sobre as autoras
Eden Unger Bowditch é autora, escritora freelance e editora da Urbanite Magazine, uma revista de Baltimore que lida com questões sociais. Vive em Baltimore com o marido e seus dois filhos.
Aviva Samet, doutora em Psicologia, é terapeuta clínica. Dirigiu o departamento de programas familiares em um grande hospital de Chicago e tem especializações nas dinâmicas familiares e psicoterapia interpessoal. Aviva trabalha atualmente em uma clínica particular e vive com o marido em Chicago.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.