1 de maio de 2009

CHÁ DE PANELA

Chá de Panela

Chá de Panela ou Chá de Cozinha

  • A história

O Chá de Cozinha, também conhecido como Chá de Panela e praticado em muitas culturas, pode ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Naquela época, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. (daí o nome, “Bridal Shower” como é conhecido nos EUA (Bridal - relativo à noiva - shower enxurrada). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente.

Segundo alguns, a origem do Chá de Panela é contada através de uma lenda holandesa. Um pobre moleiro holandês se apaixonou por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e se recusou a financiar a união dos dois. Então, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram ao casal alguns itens que os ajudariam a mobiliar a casa.

Felizmente, essa tradição se manteve. Mas, diferente de antigamente, as mulheres não precisam de dotes para se casar. Apenas, ter encontrado seu par ideal e comemorar essa união.

Na Índia, ainda é comum que a noiva dê um dote aos pais do noivo, como sinal de agradecimento, por ter sido escolhida. Pode ser dinheiro ou presente. Mas, os jovens estão colocando essa prática em desuso.

Em todas as religiões, encontramos pessoas que fazem essa festa. Mas, é mais comum nos países ocidentais.

cart%C3%A3o cha de panelas1

  • Festa só para mulheres

O Chá de Cozinha é uma festa, na qual participam apenas mulheres. No dia fazem brincadeiras, distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito. Quem organiza é alguém mais próximo dela, como uma amiga, prima ou mãe. Geralmente as amigas convidadas são as mais íntimas.

  • Convidada para o chá, convidada para o casamento.

As convidadas devem ser escolhidas pela noiva. Não é educado convidar uma pessoa para o chá de cozinha e ela não ter sido convidada para o casamento. O local deve comportar aconchegantemente todas as convidadas. Cadeiras, poltronas, sofás, ou seja, lugares para que elas se acomodem e fiquem à vontade.

  • Objetivo da festa

O seu objetivo principal é a despedida da vida de solteira; marcada por muita farra e muitos presentes de copa, cozinha e área de serviço. O ideal é que aconteça até um mês antes do casamento.

  • Qual a melhor maneira de organizar esse encontro?

Existem várias maneiras de preparar um chá de cozinha gostoso e bem organizado. A anfitriã pode oferecer a casa e toda a recepção ou sugerir que cada convidada leve um prato de doce ou salgado e a anfitriã providencia as bebidas.

  • O que servir?

A comida pode ser: canapés, queijos, patês e pães, salgadinhos, sanduíches de metro ou embrulhadinhos, tortas, petit fours, bolos, docinhos, etc. Tudo deve ser colocado em uma mesa e as pessoas vão se servindo, conforme desejarem. Coloque pratos, guardanapos, bebidas e os copos arrumados.

Se a verba for maior, contrate um garçom para servir e uma pessoa para ficar na cozinha providenciando a execução e reposição dos salgados e doces que serão servidos. Ou, se puder, utilize os serviços de um buffet. Eles cuidaram das bebidas, comidas e do serviço e você só precisa se preocupar em aproveitar a festa.

  • Organizando os presentes

Conforme as convidadas forem chegando é mais prático ter um espaço para colocar suas bolsas e os presentes. Se possível, com uma mesinha e cadeira, para que elas escrevam seus nomes nos presentes e alguma outra coisa que desejarem.Tenha etiquetas auto-adesivas, para facilitar a colocação do nome nos pacotes.

Procupe-se só em se divertir
Hoje, existem empresas especializadas neste tipo de evento, incluindo até artistas que fazem performances e animam a festa!

  • Convite

O convite deve ser muito original. Nas papelarias você encontra muitos tipos e estilos, mas você mesma pode criar o seu aproveitando o tema com objetos de copa, utensílios de cozinha ou o que a imaginação sugerir. Geralmente, tem um espaço, onde você coloca o item que a pessoa deve levar como presente. Se a convidada precisar vai levar um prato, também deve estar no convite ou combinado previamente.

  • Fazendo a lista de presentes

A lista e relação de presentes deve ser bem bolada. Hoje, muitos casais são gourmets e adoram acessórios especiais e modernos para a cozinha. Outros são práticos e querem só o básico. O importante é que sejam úteis e funcionais.
Cada casal tem sua característica própria. Por isso, o gosto deles tem que ser respeitado nessa hora. O ideal é que a noiva escolha o que quer ganhar, escolhendo por uma determinada cor ou material, para ser predominante nos objetos. Ver lista de presentes para chá de cozinha. Quem organiza o evento geralmente providencia tudo.

Existem lojas onde você pode deixar a lista de chá de cozinha. Dessa forma, facilita para as convidadas saberem onde encontrar o item que está no seu convite e a noiva terá todos os objetos que escolheu.

Fonte do artigo: UOL

Sugestões de presentes para chá-de-panela? Próximo Post.ch%C3%A13

4 comentários:

  1. Oi Monica!

    Gostei da história do chá de panelas. Postei essa historia no meu blog, espero que não se importe. Mas deixei o seu blog como referência.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esclareci todas as minhas duvidas obg

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela narração da história do Chá de Cozinha.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.