2 de julho de 2009

EXAMES PRÉ-NUPCIAIS

saude Hoje em dia, falar em exames pré-nupciais pode soar estranho para muitos, pois atualmente, quando os casais optam pelo casamento, grande parte já tem uma vida sexual ativa e já mora junto. Mesmo assim, o check-up nupcial deve ser item obrigatório na lista de providências pré-matrimoniais.

Os exames pré-nupciais são preventivos e têm como objetivo verificar as condições de saúde e de fertilidade do casal. São essenciais para os que desejam ter filhos. É o marco zero do planejamento familiar, afirma o especialista em Reprodução Humana, Joji Ueno, da Clínica Gera, em São Paulo.

Tão importantes quanto os detalhes da cerimônia, os exames que precedem o casamento são uma garantia para os noivos, pois são por meio deles que se diagnosticam doenças, tratáveis ou não, que possam interferir na vida sexual ou em futuras gestações.
Estes exames também são uma forma de prevenir, por meio de vacinas, doenças de maior risco para as gestantes, como a Rubéola.
Para a realização do exame pré-nupcial são consultados dois especialistas: um Clínico Geral e um Ginecologista, para as mulheres e, no caso dos homens, um Clínico Geral e um Urologista. E para ambos um geneticista.

Para a mulher:

exame-medico2
1- Grupo sanguíneo e fator RH(importante se é Rh negativo).
2- VDRL
3- Glicemia
4- Pesquisa e Hepatite B e C
5- Rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus
6- HIV(com consentimento do casal).
7- Citologia Vaginal(tratar fungos, bactérias, etc.)
8- Ultrasonografia Pélvica, ou transvaginal.(avaliação do útero, descartar miomas e outras patologias pélvicas).
9- Dosagens hormonais.
10- Sumario de urina
11- Parasitológico
12- Ultrasonografia mamária ou RX.
13- Colposcopia(a critério do profissional).

Para o homem:

como-lidar-com-uma-consulta-medica-decisiva

1-Espermograma com a finalidade de avaliar as condições dos espermatozóides, quanto a volume mobilidade, formas etc.
2-Grupo sangüíneo e fator Rh(de importância quando este é RH positivo e a parceira é Rh negativo)
3-VDRL(pesquisar sífilis)
4-Pesquisa de Hepatite B e C
5-Sumário de urina.
6-HIV(com o consentimento do casal)
7-Glicemia(para descartar Diabetes).
8-Sumario de urina.
9-Parasitológico

di_omeslfovkkb1kz8i5i7bskjfrp4k152bdn2-IDENTIFICADOR-235200795428 ACONSELHAMENTO GENÉTICO


Que é o acompanhamento pelo geneticista, juntamente com uma equipe multidisciplinar, é importantissimo principalmente se a mulher tem mais de 35 anos. Se tem historia de familiares que nasceram com má formação, com síndrome de Down, defeitos de tubo neural, etc. Se o casamento há consangüinidade, se existe familiares com retardo mental, defeitos congênitos, história de recém natos com morte súbita sem causa aparente na família dos cônjuges.
Obs: Os exames acima citados são a critérios do(a) medico(a) assistente. E visa somente o bem estar comum do casal.

Quanto antes, melhor

Esses exames não podem ser feitos em cima da hora do casório. Para dar tempo de corrigir ou tratar eventuais problemas, com infecções virais ou bacterianas, é necessário começar o check-up com pelo menos 4 meses de antecedência. Algumas vacinas como a da Rubéola demora 3 meses para fazer efeito e esse tempo também é importante para a mulher de adaptar bem ao anticoncepcional escolhido ou tratar doenças como a toxoplasmose.

Os exames pré-nupciais não são apenas para saber como vai a saúde,  mas também uma excelente oportunidade de esclarecer algumas dúvidas tais como saber qual é o melhor método anticoncepcional para a mulher, saber como fazer para não menstruar durante a lua-de-mel. A idéia delas, ao fazer o check-up, é saber se está tudo bem e tranqüilizar o parceiro.

Apesar da liberação sexual a partir dos anos 60, que estimulou as relações sexuais pré-matrimoniais, o casamento continua sendo o primeiro passo para a constituição de uma família. Os exames pré-nupciais também são oportunos no planejamento da chegada dos filhos.

%7B6ECFDE40-D395-4A18-832A-1BA3B04CDD54%7D_M%C3%89DICO-2
O significado de cada exame:
Hemograma - Verifica a presença de anemia ou alterações no sangue. É preciso tratar essas doenças, para que elas não sejam transmitidas ao bebê.
Tipagem sangüínea – Identifica o grupo sangüíneo e o fator Rh do casal. Se a mulher for Rh negativo e o futuro marido for positivo, vai ser preciso ter cuidados especiais na gestação e no parto.
Sorologia para hepatite – Se um dos membros do casal apresentar algum tipo de hepatite, é recomendável a vacinação, para não transmitir a doença para o feto.
Sorologia para sífilis (VDRL) – A doença, se não é tratada, pode acarretar má formação do feto.
Sorologia para rubéola – É a doença mais importante, porque causa maior dano ao feto. Se a mulher contrai a doença durante a gestação, o bebê terá problemas neurológicos graves. Se o exame der positivo, a mulher tem de ser tratada o quanto antes.
Sorologia para HIV – Detecta a presença do vírus da Aids no sangue do casal. Se der positivo, é recomendado o tratamento. E é importante a mãe saber que o vírus pode ser transmitido ao bebê durante a gravidez.
Espermograma – Mostra as condições de fertilidade do homem, ou seja, a quantidade de espermatozóides que ele tem. Se houver alguma infecção que provoque a diminuição dessa quantidade, ela é logo tratada. Com isso, é possível reverter o problema.
Toxoplasmose – É uma doença provocada por um protozoário e transmitida através do contato com pombos e gatos. O tratamento é muito importante, pois a doença também pode trazer danos ao feto.
Citomegalovírus -  Doença da família do herpes, é transmitida através da saliva, secreções do corpo e relações sexuais. Pode interferir na formação de órgãos e tecidos fetais.
Papanicolaou – É o famoso exame preventivo, que deve ser feito regularmente. Ele  previne o câncer de colo de útero e possibilita identificar infecções, que podem ser tratadas com medicamentos.
Ultra-sonografia pélvica – Avalia a anatomia dos órgãos femininos, para detectar problemas que possam interferir na gestação.
Alguns médicos também solicitam exames de fezes e urina, para detectar a presença de parasitoses e infecções que venham a trazer conseqüências indesejáveis no futuro.

Não deixe de procurar seu médico e fazer o pré-nupcial.

Gostou deste artigo? Então comente!!!

x1pc_jqddVOWRlRPZoRDmphynkHfJCVIr5L

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.