18 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA – SAIBA MAIS

Caros amigos, clientes e visitantes,

Estou abrindo um parêntese nos assuntos relacionados a eventos para informar meus leitores sobre a Gripe suína que já está circulando livremente no Brasil. É importante as pessoas tomarem conhecimento para ajudar a combater e prevenir.

GRIPE SUÍNA - Influenza A (H1N1) no Brasil

0,,20581392-FMM,00 Pouco mais de três meses após do primeiro alerta dado pela Organização Mundial da Saúde sobre o surgimento da gripe suína, o Ministério da Saúde reconheceu que o vírus Influenza A (H1N1), causador da nova doença, já circula em território nacional. Até então, o País só havia registrado casos de pessoas que tinham contraído a gripe no exterior ou por meio do contato com quem esteve fora. Com a notificação do primeiro caso do vírus sem esse tipo de vínculo, o Brasil entra para a lista dos países onde há a chamada transmissão sustentada da doença, ao lado de Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile, Reino Unido e Austrália.

Mas o que muda com a confirmação de uma epidemia local? "Significa que, com o número crescente de casos, o vírus passou a circular livremente entre as pessoas, principalmente em ambientes fechados e aglomerados, como trens e ônibus", explica Celso Granato, assessor médico em Infectologia do Fleury. "Com o frio do inverno e a volta às aulas, quando as crianças voltarão a conviver umas com as outras, essa epidemia tende a se expandir." O infectologista ressalta, porém, que isso não quer dizer que haverá maior letalidade por causa da doença. "Estatisticamente, os casos de morte por gripe suína no Brasil são cerca de 1/3 menores em relação aos causados pela gripe comum. O quadro poderia ser muito pior se o País não estivesse preparado para enfrentar a epidemia."

SAIBA MAIS SOBRE A INFLUENZA A (H1N1)

gripe_suina1 A influenza A (H1N1), mais conhecida como GRIPE SUÍNA, vem registrando milhares de casos ao redor do mundo e tomou as proporções de uma PANDEMIA. A doença vem sendo causada por um vírus composto por segmentos dos genes humano, da ave e do porco. É a primeira vez que esta combinação genética ocorre.

O que fazer para evitar o contágio?

O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.

  • Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência nas áreas afetadas. Substituir sempre que necessário
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável
  • Evitar locais com aglomeração de pessoas
  • Evitar o contato direto com pessoas doentes
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca
  • Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar
  • Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países
  • Não usar medicamentos sem orientação médica
  • VEJA O VÍDEO

Quais são os sintomas da gripe suína?
A gripe suína se parece com a gripe normal. O indivíduo tem dor de cabeça, dores musculares e nas juntas, ardor nos olhos, febre acima de 38ºC e início abrupto. Parte das pessoas que contraíram a doença tiveram diarréia, isso não é muito comum na gripe, mas pode acontecer”, explica Celso Granato, assessor médico em Infectologia do Fleury. Como o contágio da gripe suína ocorre, como nas outras formas da doença, por meio de gotículas de saliva, a prevenção, segundo o infectologista, segue os mesmos cuidados indicados para evitar o contágio da gripe comum: evitar o contato muito próximo de pessoas doentes.

Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procurar seu médico ou ir a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

O QUE SIGNIFICA PANDEMIA?
A pandemia é uma epidemia que se propaga por países de um ou mais continentes, ou mesmo pelo mundo todo, de maneira quase simultânea, ganhando grandes proporções. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a pandemia pode se iniciar quando um novo agente infeccioso atinge os humanos alcançando essas dimensões, causando doença séria, ou quando algum agente passa a se espalhar facilmente e sustentavelmente entre as pessoas. A Aids, por exemplo, é considerada uma pandemia, pois se trata de uma doença infecciosa que atinge pessoas no mundo inteiro

Fonte: CDC, UOL e Fleury Medicina e Saúde

OBS: Este material tem caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

carinha41

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.