8 de abril de 2010

NOIVAS - ATRASAR É PRECISO?

Já coloquei um post sobre esse assunto, mas vira e mexe ouço contar alguma história sobre o atraso da noiva. Eu mesma como cerimonialista, vivencio algumas histórias.

É de praxe a noiva se atrasar, sempre foi. Mas com a evolução das tradições do casamento o atraso da noiva já não está sendo tão bem visto como antes.

004[9] Sim, é isso mesmo. Aquele costume que ninguém sabe ao certo de onde veio ou quando surgiu, de deixar os convidados, o noivo e o padre esperando a noiva aparecer, está sendo severamente combatido por algumas igrejas. Em algumas cidades de alguns estados, se a noiva atrasar mais de 15 minutos paga multa à paróquia. E a multa pode chegar a mais de R$700,00.
Há quem diga que o suspense faz parte do show, já que o casamento seria um momento mais especial para a noiva do que para o noivo.

Por mais que pareça, não é uma tradição exclusivamente brasileira. Na Grécia, é quase uma obrigação a noiva chegar mais tarde. No Reino Unido e nos Estados Unidos, era costume. Atualmente, não é aconselhável manter o hábito. E na versão em inglês do Google é possível encontrar várias dicas de etiqueta de comportamento da noiva, a primeira é sempre sobre o horário.

Mas muita gente não concorda com essa nova postura das igrejas pois acham que se a noiva não atrasar o casamento perde o charme. Eu como cerimonialista, aconselho minhas noivas a não atrasar mais do que 15 minutos, pois assim ela mantem a tradição e não faz o noivo, padre e convidados esperar demais. E para que os convidados não cheguem atrasados já contando que a noiva vai se atrasar, coloque no convite, meia hora ou 15 minutos antes da hora oficial da cerimônia. Muitos casais já adotam essa prática.

Veja a reportagem sobre esse assunto no canal GNT no programa Happy Hour: Diana Bouth conversa com a noiva Gabriela Tomé durante os preparativos para o casamento e descobre se ela pretende atrasar como todas as noivas.

divider40

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.