5 de novembro de 2009

DAMAS E PAJENS

A entrada da Noiva é sempre emocionante, mas precedida por
pajens e daminhas a cena ganha um encanto que se difunde pela igreja.

CasamentoIgrejaMonica2008-04-09 09.57.26Igreja (439)

As Damas e Pajes enchem de vida a cerimônia religiosa. Não tem quem não se encante com a graça e harmonia que elas conferem ao casamento. Então vamos falar um pouco sobre isso hoje.

Qual a quantidade de damas num cortejo? E de pajens? Devo usar crianças ou jovens?

São questionamentos comuns e válidos, mas como tudo na vida, o que vale é o bom senso. No Brasil, o costume maior é convidar crianças, geralmente da família da noiva e do noivo. Nos Estados Unidos e Europa, a tradição é a participação de amigas da noiva. Nesse caso, a gosto da noiva.

Crianças muito pequenas, embora sejam engraçadinhas, podem dar trabalho na hora "H" - ficam assustadas e não entram com o cortejo. O ideal é que tenham na faixa de 7 anos.

A quantidade depende do gosto da noiva, mas 2 damas e 2 pajens ou 2 damas e 1 pajem são um número elegante e suficiente. Grandes cortejos (+ de 4 crianças, no máximo 8) só ficam bem em casamentos mais formais.

CasamentoIgrejaMonica2008-04-09 09.57.32Igreja (62)

Vale lembrar: Não se deve esquecer que a noiva deve levar em conta o custo do vestuário dessas damas e pajens. Como elas são convidadas a fazer parte do cortejo do casamento, o justo é que a noiva arque com as despesas do aluguel ou confecção das roupas, deixando para os pais apenas o que não fizer parte do aluguel como sapatos e meias. Mas, pode acontecer que, os pais, caso possuam recursos e desejem fazer isso, ofereçam desembolsar tais despesas.

Como no caso do vestido de casamento, muitas lojas de aluguel de roupas trabalham com as opções de 1º aluguel (a noiva escolhe o modelo que é feito e paga mais por isso e, depois da cerimônia, devolve-o à loja) ou de escolha dos modelos em estoque;

Os modelos usados pelas damas e pajens também devem estar em harmonia com o estilo, horário e local do casamento.

IMPORTANTE:

CasamentoIgrejaMonica2008-04-09 09.57.32Igreja (61) Um casamento onde são convidadas crianças como damas e pajens, tem que ter um planejamento especial, para que a cerimônia dê um show à parte.

É necessário que o religioso que vai celebrar o casamento, saiba que foi escolhido uma dama, um pajem ou os dois juntos, para compor o cortejo ou fazerem parte da cerimônia religiosa, pois com essa informação, ele saberá as pausas que dará na cerimônia.

É importante e fundamental para que tudo corra bem,  ensaiar as crianças para o grande dia. Essa função, geralmente é exercida pela cerimonialista contratada pelo casal para cuidar de tudo o que seja referente ao casamento. O ensaio deverá ser na igreja ou no local onde deverá acontecer a cerimônia, para mostrar a elas o caminho que elas terão que percorrer e mostrar a elas a importância da presença e do auxilío delas na hora da cerimônia.

Estarei postando mais dicas em outros posts sobre Damas e Pajens para que não fiquem muito grandes. Aguardem!

CasamentoIgrejaMonica2008-04-09 09.57.14Igreja (1) Nota: As fotos usadas nesse post são do meu próprio casamento. E como vocês podem estar estranhando não há ornamentação no corredor da igreja. O motivo é que na Grande Vitória, ES, as igrejas não podem ser ornamentadas por ordem superior da Igreja, que eu  e muitas noivinhas não concordamos, mas que temos e somos obrigadas a respeitar se quisermos que nossa cerimônia seja na Igreja e não em outros locais. Como quis meu casamento o mais tradicional possível minha cerimônia de casamento foi na Igreja da minha comunidade. Nesse caso só pode ter ornamentação no altar.

Beijinhos…

24d

Um comentário:

  1. Adorei a simplicidade, do corredor.Estou pra me casar e por opção quero a igreja bem simples.Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.