9 de dezembro de 2009

LIVRO DE HONRA

LIVRO DE HONRA ou LIVRO DE MENSAGENS

O livro de mensagens aos noivos.

1A7341_7As palavras leva-as o vento, e para que nem um tufão as roube, nada como ter um livro de honra no casamento para que os convidados escrevam as suas mensagens de felicidade aos noivos. Desta forma conseguirão preservar a memória de todos os que estiveram presentes, de uma forma romântica e tradicional, mantendo essa memória viva num futuro distante. Mais tarde, folheando as páginas, olhando para as frases e assinaturas, recordarão os detalhes do dia do casamento.

Local ideal
Usualmente a recepção é o local predileto para colocar o livro de honra dos convidados, pois, as pessoas estão mais descontraídas e com mais inspiração para escrever algumas palavras.

No entanto, dêem ênfase à mesa do livro de honra: coloquem-na num local visível, com um arranjo floral divertido, chamando desta forma a atenção dos convidados. Complementem a mesa com molduras de fotografias relativas ao casamento de seus pais, avós e de gerações passadas que considerarem apropriadas. Esta também é uma forma de homenagearem os vossos familiares.

Incentivar os convidados
4AB00_4 O livro de honra dos convidados não tem de estar apenas num local da recepção. Passar o livro pelos convidados é uma ótima forma de os incentivar a escrever algo. Peçam a um amigo que se encarregue dessa tarefa, levando o livro de mesa em mesa para que os convidados o assinem. Com o livro, passem diversas esferográficas para que os convidados sintam que não existe nenhum impedimento a escrever algo no livro de honra. Ajudem seus convidados a escrever, peçam ao mestre da cerimônia (cerimonialista) que anuncie que vai ser passado o livro de honra, onde poderão escrever um poema, uma frase, um desenho, um conselho para uma vida a dois... desta forma todos irão contribuir com algo para o vosso livro de memórias.

Personalizar o livro de honra
assinatura06 O livro de honra existe em muitos tamanhos, formatos e em muitos tipos de papel. Podem adquiri-lo em qualquer papelaria, loja da especialidade, ou optarem por mandar fazer um personalizado, de acordo com o tema ou gostos pessoais. Na capa do livro de honra pode ser incluída a fotografia dos noivos, o convite de casamento, o monograma. Podem também incluir o monograma em todas as páginas, forrá-lo com tecido, usar fitas de cetim, no interior podem ter várias fotos pequenas de vários momentos dos noivos...enfim, vale a criatividade.

Captar o espírito do momento
C8406_3 Olhar para palavras escritas é comovente, mas se as palavras forem complementadas com imagens, será ainda melhor. Podem elaborar um livro de honra com imagens. Peçam a um amigo ou até ao fotógrafo de serviço para tirar fotografias com uma câmara polaróide a cada convidado, de seguida o convidado cola a imagem no livro e complementa-a escrevendo uma frase no livro ou até na própria fotografia. É uma forma excelente de recordar o espírito do casamento.

Dêem indicações
Podem tornar o livro de honra mais específico, como por exemplo: colocar uma nota ao lado do livro, pedindo aos convidados para deixarem um conselho para a nova vida de casados.

Alternativa ao livro de honra
3A57F5_6 Uma ótima alternativa ao livro de honra dos convidados são os cartões individuais de mensagens. Em vez de um livro poderão providenciar pequenos cartões e envelopes, onde os convidados escrevem a sua mensagem, inserem-na dentro do envelope e colocam-no num recipiente. Estes cartões podem, mais tarde, ser incluídos num livro delineado à medida. Outra alternativa simples ou até complementar, será disponibilizarem apenas uma fotografia de ambos que apreciem, e pedirem aos convidados para a assinarem nas margens (10 a 15 centímetros) para que mais tarde a possam emoldurar .

Dêem o exemplo
Peçam aos  pais e amigos mais próximos para serem os primeiros a assinar o livro de honra, para que os outros convidados não se sintam intimidados por serem os primeiros a fazê-lo. Especifiquem os contornos que gostariam que as palavras deles tivessem, para que os convidados se possam inspirar, pois, usualmente as pessoas tendem a copiar as entradas que foram escritas antes delas.

Com ainda mais significado
C8406_1 Podem iniciar o livro de honra algum tempo antes do dia do casamento; podem anexar fotos, algumas inscrições, algum cartão mais especial que tenham recebido, entre outros detalhes que possam ter um significado especial. Podem inaugurar este livro como sendo o diário de toda a preparação do casamento e terminá-lo com as palavras dos convidados e com algumas fotografias do dia.

Fonte: O Nosso Casamento

Palavra da Cerimonialista.

Livro de Honra e Livro de Presença.

No meu entender, existe uma diferença entre Livro de Honra e Livro de Presença.

O Livro de Presença é formal onde os convidados apenas assinam seus nomes. Já o Livro de Honra foi feito para que os convidados deixem uma mensagem legal para os noivos....como num scrapbook. É um livro mais informal e será muito interessante para o novo casal folheá-lo de vez em quando.

%7B6F136167-DA31-4143-BE62-F5B9864DA6B8%7D_livros Tanto o Livro de Presença quando o Livro de Honra podem ser usado em vários tipos de comemoração, sendo que o Livro de Honra é mais adequado para casamentos, aniversários, comemorações de homenagem, nascimento de um filho, primeira comunhão e bodas de ouro e de prata. O Livro de Presença pode ser usado em todas as comemorações já citadas mas também em muitas outras comemorações ou eventos como por exemplo, confraternização de empresas.

livro-de-presenca-de-casamento Nas grandes cidades existem muitas empresas de foto e filmagem que oferece o serviço de produção de livros de presença e de honra personalizados e customizados, com fotos dos clientes, decoração personalizada, vários tipos de papel e de caligrafia para as inscrições da capa do livro. Lembrando que dependendo do tipo de papel utilizado, não é qualquer tipo de caneta que escreve. Tem alguns tipos de papel que somente aquela caneta que é usada para escrever em CD’s pode ser usada. Fique atento a isto.

 

Dividers101504

Um comentário:

  1. ola gostaria de um orçamento para livro de honra, tema chocolate e morango.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.