8 de dezembro de 2009

BECA DE FORMATURA

Olá amigos leitores, clientes e visitantes.

Como sabem, sou cerimonialista e além de casamentos e aniversários faço também  formaturas. Então vou sempre estar postando matérias sobre formaturas. E para iniciar vou falar  sobre o traje da colação de grau.

BECA DE FORMATURA

A festa de formatura é um momento inesquecível, já que passamos anos estudando e merecemos comemorar a graduação em grande estilo.7740_beca-formaturaA colação de grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino. Nesse acontecimento estão presentes reitores, professores, funcionários, pais e os formandos, todos compactuando de um sentimento de missão cumprida. Esse momento é sem dúvida um dos mais belos, pois se compartilha a alegria com os entes queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a vitória.

beca2 O uso da beca na Colação de Grau

Devido a se tratar de um acontecimento solene, é obrigatório a utilização de vestimenta apropriada, devendo essa, ser a Beca, que quando completa é composta por capelo (chapéu) acompanhado de pingente que deve ser posicionado do lado esquerdo; o símbolo do curso ou da instituição; capa, vestida sobre a beca; faixa, também sobre a beca, na altura da cintura.

As cores das faixas são diferentes e dependem do tipo de curso em que se está graduando. São mais comuns, para os concludentes do Ensino Superior, as variantes de Marinho, Azul royal e Celeste. No Ensino Médio usa-se, geralmente, Faixa cor Lilás. As cores da Faixa utilizadas sob a beca são determinadas pelo curso.

FAIXASBECA

O que usar por baixo da beca?


becas Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros. Os sapatos também devem ser leves, confortáveis e em tom escuro.
A vestimenta dos professores é composta de uma beca longa na cor preta , o bacalau e a faixa na cor da área do conhecimento.
A vestimenta dos reitores é composta de beca preta, pelerine e a faixa branca (que representa todas as áreas do conhecimento).
Políticos, empresários e demais pessoas participantes da mesa, que não sejam membros acadêmicos da universidade, é recomendada a utilização de terno em cor escura; mulheres podem usar traje social, em tons discretos e suaves.

Após a parte solene, haverá o baile, e todos devem se esbaldar, afinal foram anos de dedicação ao estudo e iniciar uma nova fase da vida precisa ser comemorado, e em grande estilo. A ansiedade é tamanha, tanto dos formandos, quanto pelos convidados.

Fonte – Formatura.com.brAutora: Luciana Lima

k3ua6vui

Um comentário:

  1. Pra quem vai se graduar pela segunda vez existe diferença na Beca?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe um comentário.